Vegetarianismo: entenda as principais confusões de interpretação e o que é

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Vegetarianismo é a corrente dietética que estipula a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os “ingredientes” de origem animal, mesmo aqueles que não resultaram diretamente na morte do animal. Pessoas que consomem frango, peixes, ovos, leite, mel, gelatina, cochonilha ou outros produtos de origem animal não são genuinamente vegetarianas. O vegetarianismo é, portanto, um… Leia mais »

Por que devemos parar de usar couro e outras peles de animais?

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Ética, couro, peles e direitos animais Na correria do dia a dia, muitas pessoas não param para refletir sobre o impacto direto daquilo que consomem e o que estão financiando através de atitudes aparentemente banais como comprar um casaco, uma bota ou um tênis. Alguns desses produtos são produzidos com materiais oriundos de pedaços dos corpos… Leia mais »

Educação vegana abolicionista e o problema do bem-estarismo

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Educação vegana, como vem sendo definida há algum tempo, é uma ação direta pedagógica crítica e autocrítica, que busca levar ao maior número de pessoas a proposta ética que funda a teoria dos direitos animais e o modo de vida vegano. É uma pedagogia animalista abolicionista (1). Engajar-se nessa forma de ativismo exige coerência no… Leia mais »

Zoológicos matam animais “excedentes” que não dão lucro

Escrito em por - Artigos sobre Direitos Animais, Notícias, Veganismo.

A chocante realidade do que acontece nos zoológicos Quando animais são capturados na natureza e aprisionados em zoológicos, se tornam “commodities”. Eles são desprovidos de exibir seus comportamentos naturais e levam uma vida de estresse e tédio. A vida em cativeiro faz muito mal para os animais (naturalmente livres), porém, para piorar a situação muitos zoológicos ainda possuem… Leia mais »

Introdução aos Direitos Animais: do Grupo de Oxford a Alasdair Cochrane

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Introdução aos Direitos Animais: do Grupo de Oxford a Alasdair Cochrane O termo “direitos animais” vai surgir pela primeira vez em 1894 como título da obra de Henry Salt, em Londres. Em 1964, Ruth Harrison escreve a obra Animal Machines, pioneira, emblemática, sobre os bastidores da exploração animal. Essa obra irá inspirar a romancista Brigid… Leia mais »

Sobre o zoomorfismo e o antropozoomorfismo

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Sempre causam polêmicas os provocantes cartoons do Charlie Hebdo, se assim não o fosse não teria porque publicá-las. Começo este texto tratando do assunto devido à polêmica gerada pela publicação onde dois homens com feições animalizadas perseguem mulheres apavoradas, enquanto ao canto jaz o corpo de uma criança afogada com os dizeres “O que será… Leia mais »

Considerações sobre os últimos Especismos no meio Vegano

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Não há Veganismo sem Direitos Animais! “Considerações sobre os últimos Especismos no meio Vegano!” ou “O que podemos aprender com os últimos acontecimentos Relativistas que impactam diretamente os Animais e o Veganismo?”. Sempre fico me perguntando: “O que mais precisa acontecer para as pessoas se atentarem sobre a importância dos Direitos Animais (como conceito teórico e… Leia mais »

Vegetarianismo e protovegetarianismo: definições e concepções

Escrito em por - Artigos, Artigos sobre Direitos Animais.

Vegetarianismo e protovegetarianismo: definições e concepções Introdução Uma pequena frase chamou a atenção de algumas pessoas no meu último texto. Ela remete, de fato, a um problema prático e conceitual com o qual se defronta qualquer um que deseje refletir sobre a questão animal: a disparidade de pensamento e prática que cerca o movimento dito… Leia mais »