Escrito em por
Notícias.

Zoológicos são prisões para os animais!

O Catraca Livre, site fundado em 2009, que reúne informações sobre cultura, comunicação, educação, ativismo comunitário, cidadania, empoderamento e faz um jornalismo de serviços acessíveis/gratuitos, publicou ontem na categoria Mundo Animal um texto elencando “10 motivos para não visitar o novo aquário em São Paulo”.

catraca-livre-publica-em-defesa-dos-animais-explorados-em-zoologicos-urso--polar-aquários-são-paulo

Segundo a nova abordagem de comunicação do site Catraca, a grande missão deles é comunicar para empoderar. No que tange aos animais, o site tem realmente dado espaço para isso, produzindo cada vez mais conteúdo que dissemina o amor e respeito a todas espécies de animais (sim, todas as espécies, pois conteúdos sobre Vegetarianismo e Veganismo também tem sido publicados pelo Catraca).

Na lista de dez motivos para não visitar aquários e zoológicos, algumas afirmações comuns e outras não tão conhecidas pelo público geral foram divulgadas na matéria e nos chamou atenção, colocamos algumas que consideramos importantes abaixo:

– Zoológico não ajuda a preservar a espécie, pois animais em cativeiro têm muita dificuldade em se reproduzir.

– Apesar (de alguns) programas de conservação e proteção, são raros os casos de animais que são devolvidos à natureza por aquários, zoológicos e circos.

– Qualquer habitat que não seja a natureza estressa o animal e traz uma série de consequências para sua saúde física e mental. As baleias do Sea World, por exemplo, nasciam com deformações na barbatana por conta do confinamento.

– Ao contrário do que muita gente pensa, aquários e zoológicos não são uma boa oportunidade para que as crianças conheçam bichos diferentes. Os pequenos precisam ser ensinados desde cedo a respeitar os animais e entender que o lugar de espécies selvagens é na natureza.

Para aqueles animais que não tem mais chances de serem reabilitados na natureza, a solução mais digna é o Santuário de animais, pois busca promover o máximo de bem-estar possível e é o local onde os animais vão receber cuidado, carinho e paz, diferente de toda agitação e stress ocasionado pela exposição nos zoológicos onde são usados para servir de entretenimento humano.

O foco dos zoológicos é em entreter a espécie humana, o foco dos santuários é ajudar e dar dignidade a vida sofrida das outras espécies animais.

O Rancho dos Gnomos, o santuário brasileiro mais conhecido e conceituado, está promovendo uma campanha para conseguir sair da região onde está localizado atualmente para migrar em um espaço muito maior e mais verde, proporcionando melhor abrigo e mais espaço para seus diversos companheiros (leões, tigres, bugio, araras, tucanos, corujas, bicho-preguiça, ema, coelhos, gatos, cachorros e outros). Clique e saiba como ajudar o Rancho dos Gnomos nessa campanha.

Clique para ver os outros motivos citados pelo Catraca Livre para não se fazer uma visita a zoológicos e aquários.

Deixe uma resposta