Escrito em por
Notícias.

Chimpanzé Chacha lutou para não ser preso novamente

Um chimpanzé fugiu de um zoológico no Japão e lutou para não ser capturado novamente, mas sua liberdade não durou muito tempo.

“Chacha” estava sumido por quase duas horas, depois de fugir do Parque Zoológico de Yagiyama, em Sendai, uma cidade no norte do Japão. Imagens de televisão mostraram “Chacha” no topo de um poste, uivando contra os trabalhadores do Jardim Zoológico.

chimpanze-foge-de-zoologico-no-japao-em-defesa-de-sua-liberdade-aquarios-prisões-primatas-direitos-animais

A mídia tratou o caso como um “resgate”, mas Chacha não foi salvo, ele foi capturado e enjaulado novamente em sua prisão Zoológico. O surpreendente é que o discurso midiático focou a atenção do público para como o chimpanzé escapou. Para ativistas pelos Direitos Animais, o preocupante é que continuam violando o direito dos animais à ‪‎Liberdade‬.

Chacha foi atingido por um dardo sedativo enquanto estava pendurado em um cabo e mesmo assim tentou desesperadamente escapar. Finalmente, ele caiu em um cobertor aberto por uma dúzia de trabalhadores.

Segundo informações do Jornal LosAndes, funcionários do zoológico continuam investigando como ele escapou.

https://www.youtube.com/watch?v=cHuEeV758Go

Polvo foge em Aquário na Nova Zelândia
Um polvo escapou do “New Zealand’s National Aquarium” (Aquário Nacional da Nova Zelândia), localizado na cidade costeira de Napier, ao aproveitar uma pequena abertura em seu tanque enquanto o local estava paralisado para manutenção.

Segundo o gerente do aquário, Rob Yarrall, o molusco marinho fugiu por um tubo de drenagem até o mar. Os funcionários chegaram a checar os tubos usados pelo polvo para escapar do tanque, mas o animal já tinha percorrido o caminho até o oceano. O polvo chamado Inky estava no aquário desde 2014.

chimpanze-foge-de-zoologico-no-japao-em-defesa-de-sua-liberdade-polvo-inky-aquario-nova-zelandia

Em 2009, um polvo no “Santa Monica Pier Aquarium”, na Califórnia desmontou uma válvula de reciclagem de água, dirigiu um tubo para atirar água para fora do tanque durante 10 horas e causou uma inundação maciça, segundo informações da WP.

“Eles são muito fortes, e é praticamente impossível manter um polvo em um tanque, a menos que você tenha muita sorte. … Os polvos simplesmente desmontam as coisas”, disse a especialista Jennifer Mather.

“Lembro-me de ler sobre alguém que tinha construído um submarino robô em um tanque do aquário grande. O polvo com uma mão, desmontou-o pedaço por pedaço”.

Nota do Portal Camaleão: Ao assistir o vídeo acima algumas pessoas podem ter demonstrado uma grande preocupação com o Chimpanzé andando sobre a rede elétrica, afinal, o animal poderia tomar uma alta carga de choque e ferir-se gravemente. No entanto, essa possibilidade sequer existiria se esses animais não estivessem nas cidades confinados em jardins zoológicos que existem para servir de entretenimento para as famílias humanas.

Os Polvos são animais extremamente inteligentes, são capazes de aprender novos comportamentos por observação, conseguem resolver problemas e memorizar muito bem, quando colocados em labirintos, aprendem o caminho para a saída na primeira tentativa, algo que nem você consegue. Polvos são dotados de grandes capacidades, mas o mais importante é que eles são seres capazes de sentir e como todo animal senciente possuem interesses próprios que – certamente – não são de serem utilizados como objetos de vitrine para exposição e diversão humana.

Os Aquários e Zoológicos precisam ser abolidos imediatamente. Faça sua parte: boicote!

 

Deixe uma resposta