Escrito em por
Notícias, Saúde, Vegetarianismo.

Ibope mostra que 76% afirmaram não consumir quantidades mínimas de frutas e verduras indicadas pela OMS

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, mostra que a queda de frutas e verduras na mesa dos brasileiros tem contribuído para um aumento significativo de doenças cardíacas na população.

Cerca de 76% dos entrevistados afirmaram não consumir as quantidades mínimas de frutas e verduras indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda em torno de cinco porções de verduras e legumes variados diariamente e a ingestão de pelo menos três porções de frutas variadas ao dia, o resultado da pesquisa indica que os brasileiros estão investindo mais no consumo de produtos industrializados, embutidos e também em carnes.

frutas-verduras-mesa-brasileiros-frugivorismo-vegetarianismo-pesquisa-ibope

De acordo com o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, “o consumo de frutas e verduras contribui para um funcionamento melhor do corpo como um todo, mas para o coração a ingestão desses alimentos é de suma importância pois ajudam a regular fatores de risco como colesterol e a pressão arterial”. Além disso, o bom funcionamento do corpo auxilia no combate a obesidade e a diminuir os casos de stress, que também são fatores de risco para a saúde do coração.

uvas-ajudam-saúde-coração-veganismo-frugivorismo-vegetarianismoAlguns alimentos do grupo das frutas e verduras têm ainda algumas substâncias específicas que atuam diretamente para o bom funcionamento do sistema circulatório e cardíaco como um todo. “A uva, especialmente as mais escuras, são ricas em antioxidantes, que ajudam a manter as células protegidas da ação dos radicais livres. Outro bom exemplo são as castanhas e nozes, ricas em vitamina E, que também funcionam como protetoras contra o envelhecimento e ajudam no controle do LDL e HDL”, explica Dombeck.

O cardiologista aponta que o consumo de frutas e verduras deve ser incorporado a dieta por toda a vida e não apenas após o surgimento de problemas cardíacos.

* Confira em nosso site 5 dicas para inserir as frutas no dia a dia.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta