Escrito em por
Notícias.

Fúria Japonesa em águas hostis leva ao encerramento das operações baleeiras

O capitão do navio-fábrica japonês Nisshin Maru perdeu a paciência e, infelizmente, demonstrar raiva com um navio de 8.000 toneladas em águas remotas entre icebergs e blocos de gelo pode ser um pouco intimidante, como todos nós aprendemos muito dramaticamente hoje.

Por onde começar? Eu acho que nunca tivemos algumas horas tão movimentadas como estas, nos nove anos de nossa oposição à caça de baleias no Santuário do Oceano Antártico e, certamente, nunca houve um dia em que todos os nossos navios foram abalroados. É também a primeira vez que fomos abalroados pelo Nisshin Maru e ainda por cima de tudo isso, o navio-fábrica japonês bateu quatro vezes e danificou o navio-petroleiro Sun Laurel.

Tenho certeza que os japoneses vão justificar o abalroamento dos quatro navios em alto-mar como acidental, afinal nada aqui no Santuário de Baleias do Sul parece ser culpa deles.

 

Mas como isso tudo começou?
Tudo começou quando o Sun Laurel deliberadamente aventurou-se ao sul de sessenta graus, entrando na zona do Tratado da Antártida com uma carga de óleo combustível pesado (HFO) para reabastecer o Nisshin Maru. É ilegal trazer HFOs nas águas protegidas da Antártida e também ilegal a transferência de óleo combustível pesado para outro navio.

A operação de reabastecimento foi planejada para acontecer ontem, mas os três navios da Sea Shepherd, o Sam Simon, o Bob Barker e o Steve Irwin, tinham assumido posições em torno do Sun Laurel para bloquear qualquer abordagem por parte do Nisshin Maru.

Em 02:30 Horas, na escuridão, o Nisshin Maru e o Sun Laurel aventuraram-se por um grande bloco de gelo em uma tentativa de afastar os navios da Sea Shepherd. Este não foi um movimento responsável. O Sun Laurel não é uma embarcação da classe gelo e não deve levar uma carga perigosa através dos icebergs. Os navios da Sea Shepherd mantiveram suas posições, tornando-se difícil para o Nisshin Maru aproximar-se ao lado do navio-tanque.

O Sun Laurel foi informado de que eles poderiam reabastecer o Nisshin Maru ao norte de sessenta graus sul. O Nisshin Maru insistiu, no entanto, que o navio-fábrica ser reabastecido ilegalmente alguns quilômetros ao sul de sessenta graus.

Às 10:20 horas, o Nisshin Maru se aproximou da popa do Sun Laurel, enquanto os três navios arpoadores japoneses começaram a circular, atirando com seus canhões de água em direção aos navios da Sea Shepherd. Eles se juntaram a um quarto navio japonês, o Shonan Maru 2, seu navio de segurança armada, o mesmo navio que bateu e destruiu o Ady Gil em 2010.

O Nisshin Maru se mudou ainda mais perto, com três navios arpoadores fechando sobre o trimestre porta do Steve Irwin. Às 10:50 horas, enquanto o Sun Laurel adentrava o gelo espesso, o Nisshin Maru encurtou a distância entre a sua proa e na popa do Steve Irwin.

O Nisshin Maru continuou chegando perto, em um esforço para intimidar os navios da Sea Shepherd e foi realmente intimidante. O Nisshin Maru elevou-se acima de nossos navios em dez vezes o tamanho.

Às 12:27 horas, o contramestre do Sun Laurel advertiu o Nisshin Maru para parar porque eles estavam perigosamente perto, mas o navio fábrica continuou a se aproximar, encostando no Steve Irwin e chegando ao lado do navio-tanque. O Bob Barker então se mudou para a posição de defender o Steve Irwin e tentou bloquear o navio japonês.

Enquanto isso estava acontecendo, a tripulação do Nisshin Maru estava jogando granadas de concussão e atingindo tanto o Bob Barker , como o Steve Irwin com canhões de água poderosos. No horário de 12:56, o Nisshin Maru veio por trás do Steve Irwin, atingindo-o duas vezes, uma na popa, e depois novamente no lado da popa, danificando o heliporto e empurrando o Steve Irwin de encontro ao Sun Laurel.

O Bob Barker se mudou para uma brecha de modo a permitir que o Steve Irwin saísse do caminho do Nisshin Maru.

Em seguida, o Bob Barker ficou sob o ataque de granadas e canhões de água de alta potência, que causaram uma enorme nuvem de vapor que tomavam metade do navio e não os permitia ver o Nisshin Maru, que dirigiu seus canhões de água visando inundar as portas do motor principal.

O Co-Líder da Campanha, Bob Brown tinha ordenado que a Sea Shepherd não retaliasse com bombas de mau cheiro, paintballs ou cordas de bloqueio de hélices. A tripulação cumpriu as instruções e, assim, não poderia tomar nenhuma medida para dissuadir o ataque do Nisshin Maru. Eles só poderiam defender a sua terra com o melhor de sua capacidade.

O Nisshin Maru mudou-se para cortar o Bob Barker, mas atingiram a popa do petroleiro Sun Laurel. Eles bateram quatro vezes, esmagando uma balsa salva-vidas e danificando a guindaste de lançamento do salva-vidas. Eles também causaram danos na superestrutura do casco do Sun Laurel.

“Este tipo de manobra imprudente em torno de um navio-tanque com carga máxima é impensável”, disse o primeiro oficial do Bob Barker, Carlos Bueno, 47, da Espanha. “O Capitão do Nisshin Maru estava tão decidido a bater no Bob Barker, que estava disposto a danificar o navio-tanque e arriscar um derramamento de petróleo para chegar até nós. Foi incrível. ”

O Nisshn Maru abriu um espaço entre o Sun Laurel Sol e o Bob Barker, batendo no lado estibordo do navio da Sea Shepherd, enquanto ainda raspou a popa do Sun Laurel.

A frente maciça do Nisshin Maru se elevou sobre o convés do Bob Barker.

Do meu ponto de vista do outro lado do Sun Laurel, eu podia ver o Bob Barker de inclinação duro durante a porta em 45 graus como a imponente proa negra do Nisshin Maru derrubar o mastro à popa, destruindo o radar e esmagando a iluminação. O deck foi amarrado e o heliporto retorcido enquanto os engenheiros do Bob Barker relataram água caindo na sala do motor.

De repente, o Bob Barker perdeu toda a potência. O capitão Peter Hammaerstedt da Suécia, 28, podia ouvir o metal rasgando no convés de sua ponte de comando quando o mastro da popa foi derrubado e o navio começou a pesar para trás.

“Eles estavam vindo para nos virar, o Nisshin Maru foi empurrando e estávamos impotentes”, disse o capitão Hammarstedt. “Eu tentei manter meu equilíbrio e emiti um pedido de socorro. Se eu forçasse contra ele, com seu enorme peso, definitivamente nós viraríamos. Mas o Nisshin Maru parou e virou a sua enorme âncora contra nós como uma bola de demolição”.

“Foi uma experiência assustadora”, acrescentou Oona Layolle de França, 29, segunda oficial no Bob Barker. “Alguns metros para baixo e a âncora teria batido na ponte. Ao invés disso, quebrou as luzes à estibordo e ouvíamos o barulho de vidro e aço. Do deck parecia que uma bomba havia nos golpeado”.

O Nisshin Maru recuou quando ouviu o pedido de socorro e a tripulação do Bob Barker começou imediatamente a controlar e reparar os danos. O fluxo de água foi interrompida em cerca de 15 minutos e os engenheiros recuperaram a potência em meia hora, dando ao navio a capacidade de navegar. O radar e os faróis de estibordo foram destruídos.

“Foi inacreditável”, disse a tripulante do Steve Irwin, Sonia Hyppänen da Finlândia, 29. “O Nisshin Maru forçou sobre o Bob Barker como um tanque esmagando um carro depois que bateu seu próprio tanque. Esta foi a manobra mais irresponsável que eu já vi. Eles estão sendo agressivamente imprudentes e estão agindo como não houvesse consequências para suas ações.”

E provavelmente não haverá quaisquer consequências. Em 2010, o Shonan Maru 2 deliberadamente abalroou e destruiu o trimarã Ady Gil. Eles, então, se recusaram a cooperar com os investigadores da Nova Zelândia e não foram penalizados.

“É como se eles estivessem declarando a soberania sobre as nossas águas territoriais”, disse a contra-mestre do Steve Irwin Elissa Sursara, 25, da Gold Coast de Queensland.

Durante a colisão, um dos marinheiros filipino do Sun Laurel jogou uma garrafa para um dos tripulantes da Sea Shepherd em um pequeno barco inflável.

O bilhete dizia: “Para navio de investigação, por favor: Ajudem ” May Day“. ”Toda a tripulação não sabia sobre o que era esta viagem à Antártida. Assim, toda a tripulação não gosta de fornecer combustível para estes navios de pesca. Nós não podemos usar o telefone por isso não podemos falar com o IMO. Por favor, assim que lerem, tomem alguma ação possível. Obrigado.”

Eles também incluíram uma nota com uma ordem de seu capitão dizendo que não poderiam telefonar do navio no período de 20 janeiro – 28 fevereiro. A equipe tem muitos marinheiros jovens e assustados, que não sabiam que eles estavam indo para a Antártica e não queriam fazer parte da frota baleeira japonesa.

Alguns tripulantes do Bob Barker jogaram seis camisas da Sea Shepherd para a tripulação do Sun Laurel e aplaudiram quando a tripulação filipina colocou os polegares para cima em direção ao navio.

Todos os três navios da Sea Shepherd mantiveram suas posições e o reabastecimento ilegal do Nisshin Maru foi impedido.

A noite chegou ao fim com o Sun Laurel navegando para o norte, longe do Nisshin Maru com o navio da Sea Shepherd Sam Simon escoltando-os até estarem em segurança.

O Bob Barker e o Steve Irwin continuam a seguir a popa do Nisshin Maru enquanto ele se dirige para oeste. Todos os navios arpoadores e o navio de segurança, Shonan Maru N º 2, espalharam-se e toda a frota baleeira parece estar em completa desordem.

 

Será que eles vão tentar de novo amanhã?
Possivelmente, mas muito provavelmente não. Ao que tudo indica o Sun Laurel está agindo como se já tivessem feito o suficiente e estão indo para casa.

A melhor notícia de todas veio com o anúncio de que o Instituto de Pesquisa de Cetáceos pediu a suspensão temporária de todas as operações baleeiras.

Eles podem muito bem ter acabado esta temporada e espero que não retornem na próxima temporada, se os baleeiros japoneses finalmente decidirem respeitar a integridade e santidade do Santuário de Baleias do Oceano Antártico.

 

* Mensagem do Capitão Paul Watson – Via Sea Shepherd Austrália.

 

Deixe uma resposta