Escrito em por
Fotografia & Propaganda, Notícias, Veganismo.

“Ocultos” promove Veganismo em matadouros!

Ocultos coloca animais-humanos na mesma situação enfrentada por bilhões de animais de outras espécies: o corredor da morte. O intuito é o simples ato de fazer pensar ou se relacionar com a imagem. Reflexão.

A série fotográfica “Ocultos” é o resultado de um ano de estudo. Nela o fotógrafo Hugo Fagundes buscou dentro do Design criar uma campanha publicitária onde consiga passar a ideia proposta pelo Veganismo, com conceitos de comunicação, publicidade, semiótica, fotografia e Veganismo.

serie-fotografica-Ocultos-coloca-seres-humanos-em-matadouros-hugo-fagundes-silva-veganismo-especismo

A imagem diz: “Para produzir esta campanha foram gastos 300 dias de estudo, o equivalente a 4.717.440.000 de vidas mortas pela indústria da carne brasileira. São mortos 182 animais por segundo. – GO VEGAN!!!!”

O Portal Veganismo conversou com o fotógrafo vegano Hugo Fagundes sobre a série “Ocultos“.

Hugo nos contou que optou por utilizar seres humanos no lugar dos animais “ditos de consumo” (quebra de Especismo) e a ausência de sangue por uma questão de semiótica, entre outros conceitos de comunicação:

Através da semiótica (que estuda os signos e seus significados), foi indispensável a imagem do ser humano. Como dentro dos nossos cinco sentidos a visão é a que mais nos causa impacto, lembranças etc, e, o humano é a coisa mais presente na nossa vida, ou a coisa que mais nos inspiramos em ser. A ideia era pensar, como mostrar o sofrimento de uma espécie diferente para seres da espécie humana? Colocando os próprios humanos na situação do ser explorado. A imagem humana em locais onde ela não é comumente vista, causa uma curiosidade, e como eu utilizaria desta curiosidade para passar uma informação? Utilizando não só a escrita mais a composição de uma história, mostrando o porquê daquilo.

Em relação à ausência de sangue, completamente visível nestes locais, foi pelo motivo de não querer mostrar mais violência e sim a reflexão, ou a comparação do “animal-humano x outros animais”, é muito impactante uma imagem sangrenta, isso acabaria que distanciando o publico alvo do real motivo que é a simples reflexão, se por no lugar dos outros.

serie-fotografica-ocultos-campanha-publicitaria-hugo-fagundes-silva-veganismo-libertação-animal-especismo-matadouro-humanos-nudez abate-humanitário-especismo-veganismo-direitos-animais-portal-camaleão-campanha-publicitária-fotografia-matadouro-exploração-animal

Nota do Portal Veganismo: A reflexão proposta pela campanha fotográfica “Ocultos” é fantástica.

Ela atinge diretamente o Especismo oculto na visão e na mente das pessoas. O Especismo é o preconceito de alguns seres humanos em relação as outras espécies animais, é a ideia de que podemos usar e explorar animais, apenas por não pertencerem a espécie humana. Quando “Ocultos” coloca seres humanos no lugar desses animais “ditos de consumo” está mostrando que existe uma igualdade ali: a animalidade e a senciência. Animais da espécie humana e de outras espécies, todos são seres sencientes, que possuem emoções e são dotados de consciência. Todos são animais e, por sermos sencientes, todos possuímos interesses e direitos ligado à vida, liberdade e integridade física e psicológica.

Para mais informações sobre Veganismo & Direitos Animais, acesse: www.SejaVegan.com.br.

 

Deixe uma resposta