Escrito em por
Arte & Design.

Direitos Animais são representados de forma criativa em página no facebook

“Despertar uma reflexão sobre o veganismo nas pessoas através de imagens e textos.” Foi a partir dessa vontade que o vegano Nielisson Mendonça, de 26 anos, criou há quase 2 meses a página “Desenhos Veganos”, onde divulga sua arte em prol dos animais. Apesar da estreia recente, a página já ganhou mais de 340 curtidas e arquiva uma dezena de imagens. Para criá-las, ele usa o programa Photoshop, e um tablet de desenhar.

Selecionamos cinco desenhos para compartilhar com vocês aqui no Camaleão.
Na legenda de cada um deles você confere comentários do próprio autor. Natural de Natal (RN), vegano há cinco anos, Nielisson estudou “Novas Mídias Tecnológicas” e acredita que viver e ser livre deveriam ser direitos básicos de qualquer ser senciente/consciente.

desenhos-veganos-seja-vegan-paladar-vegetariano-crueldade

“Gosto desse desenho por causa da simplicidade. O texto também é bem simples e direto. Quando alguém descobre que sou vegano, é comum que diga que nunca poderia parar de comer carne. Respondo que muita gente pensa assim, mas quando você tem um motivo maior que o seu paladar, as coisas mudam! Nesse desenho tentei criar um ambiente bonito com uma vaca triste nele, para dar um contraste e chamar a atenção das pessoas sobre o porquê dessa vaca triste em um lugar tão belo. Tento divulgar o site www.sejavegan.com.br do Camaleão juntamente com os desenhos que faço, pois acredito que o site é bem eficaz!”.

"Esse desenho fez sucesso, uma amiga disse que a imagem é forte. A frase é de um discurso famoso de Martin Luther King Jr., usada até hoje como uma forma de se referir a sonhos cheios de obstáculos, mas alcançáveis e necessários. O porco do desenho está cansado de ser tratado como ' coisa'. Por isso, ele tem o sonho de ser um cachorro, já que a maior parte dos seres humanos se importa mais com os cães."

“Esse desenho fez sucesso, uma amiga disse que a imagem é forte. A frase é de um discurso famoso de Martin Luther King Jr., usada até hoje como uma forma de se referir a sonhos cheios de obstáculos, mas alcançáveis e necessários. O porco do desenho está cansado de ser tratado como ‘ coisa’. Por isso, ele tem o sonho de ser um cachorro, já que a maior parte dos seres humanos se importa mais com os cães.”

desenhos-veganos-caçador-esporte-caça-direitos-animais

“O que me motivou a criar esse desenho foi uma matéria publicada no “Fox & Friends Blog”. Eu queria que soasse como uma mensagem pacífica da vítima para o caçador. O estilo que uso nos desenhos varia muito. Nesse, tentei deixar o plano de fundo mais neutro para não atrapalhar a leitura do texto.”

desenhos-veganos-eat-beans-not-beings-coma-feijão-fisiculturistas-veganos

“Gosto muito desta frase que acompanha o desenho, que em português significa algo como ‘coma feijão, não indivíduos’. Eu combinei o corpo de um fisiculturista com um feijão para passar a ideia de que feijão te deixa mais forte, já que é um alimento rico em proteínas, ferro e tem um alto valor calórico. Tentei usar apenas três cores para deixar o ‘feijão-homem’ e o texto no mesmo nível de importância dentro da imagem.”

desenhos-veganos-seja-vegan-pecuaria-meio-ambiente-low poly-art

“Essa modelagem em 3D se chama “low poly art” em Inglês. É uma técnica de usar poucos polígonos para representar algo da vida real. Eu quis passar um sentimento de solidão e devastação, que é o que está acontecendo com a natureza cada vez mais devido o crescente avanço da pecuária.”

Mas não é de hoje que Nielisson Mendonça trabalha pelos direitos animais.
Atualmente ele mora no norte da França, em Norrent-Fontès. Antes disso, passou um tempo morando próximo à Nova Iorque, onde costumava frequentar passeatas e manifestações pelos animais quase todos os fins de semana. Quando morava no Brasil, em Natal, se juntou com alguns ativistas veganos para organizar uma manifestação contra a vivissecção e os testes em animais. Resolveram criar um grupo, e acabaram formando o VEDDAS|RN – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade.  Também já atuou na ONG VEDDAS em São Paulo.

• Para saber mais sobre Veganismo & Direitos Animais, acesse: www.sejavegan.com.br

Ciclista, editora do site de notícias “InforMarUbatuba.com” e jornalista do Portal Veganismo.

Deixe uma resposta