Escrito em por
Arte & Design, Ecologia.

Com certeza, você já está careca de saber o que é reciclagem e já deve ter ouvido falar dos famosos “Recycle, Reuse, Reduce”, alguns autores defendem o uso até mesmo de outros R’s além desses convencionais, mas existe um termo nem tão novo, nem tão velho que ainda é pouco difundido no Brasil.

Trata-se do Upcycling, que significa subir (Up) o ciclo (cycle), consiste em um termo criado para representar a transformação de materiais em algo de valor maior.

Sabe aqueles materiais aparentemente inúteis, como embalagens de salgadinhos, fitas cassetes, sapatos antigos, entre outros resíduos que não são mais utilizados e o pior ainda não são reciclados por empresa alguma?

Então, agora eles ganharam uma boa utilidade, produtos que antes estavam no final de sua vida útil e iriam parar no lixo, agora vão ganhar um novo valor e com uma boa melhora na qualidade e na utilidade.

UpCycling nada mais é do que valorizar o material, utilizando a maior parte possível do produto ou todo o material, diferente do processo de reciclagem, onde nem tudo é reaproveitado, o material ainda passa por processos químicos e físicos e de quebra gasta-se energia o transformando em um novo material.

 

• Veja alguns exemplos de materiais desenvolvidos a partir do conceito de Upcycling:
• Mini-caderno Retrô Floppy Disk para os amantes da informática – (clique aqui)
• Barris transformam-se em materiais criativos – (aqui)
• Uma ‘pequena’ cabine de ônibus e uma gigantesca criatividade – (clique)
• Transforme a sua cadeira velha em balanço – (aqui)

 

Deixe uma resposta