Escrito em por
Curiosidades.

Leite de vaca é para bezerros!

Cada mamífero deve tomar o leite da sua própria espécie.

Como mamíferos que são, gatos realmente precisam de leite. Mas isso é somente nas primeiras semanas de vida e da própria espécie.

Depois de desmamados, o que geralmente ocorre na sexta semana de vida, os gatos mantêm uma alimentação variada que, na natureza, consiste principalmente de roedores. Já quando eles são criados em ambiente doméstico, devem ser alimentados com uma dieta pensada nos nutrientes que lhe são necessários, como felinos que são, e que pode ser inclusive vegetariana.

Na verdade, os seres humanos são os únicos animais mamíferos que continuam tomando leite quando adulto e de outra espécie. Não por necessidade, mas por um hábito cultural fortalecido pela mídia e pela indústria.

O leite de vaca possui uma constituição bem diferente do leite materno humano ou do leite de gata.

Assim, mesmo quando é necessário alimentar gatinhos que foram rejeitados pela mãe ou que foram encontrados abandonados longe de sua família, utiliza-se leite felino, apropriado ao organismo desses animais, que não é o de bezerro e sim de um pequeno felino.

voce-sabia-que-e-proibido-dar-leite-de-vaca-para-gatos-filhotes-bezerros

O leite de vaca faz mal ao gato
O açúcar desse tipo de leite prejudica o gato.

Dentre as principais diferenças entre o leite de vaca e o de gata é que o primeiro é rico em lactose. E é aí que está o problema: a maioria dos gatos é intolerante à lactose, que essencialmente é o açúcar do leite. Assim, o organismo felino não consegue produzir as enzimas adequadas para a digestão desse açúcar, o que acaba gerando fermentação e consequentemente o acúmulo de gases, dor e até diarreia nos gatinhos e gatinhas.

Na realidade, os gatos até chegam a produzir a enzima certa para digerir a lactose enquanto ainda estão nas primeiras semanas de vida, mas geralmente não na idade adulta. Portanto, são raros os felinos desprovidos de intolerância à lactose.

 

O leite de vaca faz mal a própria vaca
A sociedade atual não costuma pensar muito sobre a origem daquilo que compra e coloca em sua boca ou na boca dos animais que tutela. O leite de vaca (bem como outros leites de origem animal) são frutos de uma mãe que foi separada de seu filhote para que esse leite pudesse ter sido comercializado para consumo humano.

A pesquisadora e doutora brasileira Sônia T. Felipe é uma das mentes brilhantes que denunciam as atrocidades cometidas contra os animais, tanto os felinos, quanto bovinos, ovinos, suínos e tantos outros.

Em meados de 2012, ela publicou seu célebre livro “Galactolatria: mau deleite” onde discorre sobre os impactos do leite na saúde humana e na vida dos animais explorados para obtenção desse produto, as vacas e os bezerros machos.

A pesquisadora palestrou em 2013 no Instituto Çarakura e por sorte o vídeo foi disponibilizado ao público na internet.

Assista “Galactolatria: mau deleite”:

* Matéria revisada por um profissional veterinário.

Fonte: Bolsa de Mulher / Texto modificado para correção de ‘especismos’ da matéria original.

Deixe uma resposta