Escrito em por
Ecologia.

A  “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente  existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros,  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do IMV – Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

Energia Solar

Através de uma parceria com a AES Eletropaulo, a Bicicloteca recebeu um sistema de energia renovável e 100% limpa. Trata-se de um painel solar que faz a captação de energia e armazena numa bateria.

Desta forma a Bicicloteca pode utilizar o computador e um roteador de internet Banda Larga 3G que é compartilhado com outras pessoas nas ruas.

Também foi instalado um Inversor que permite transformar corrente alternada em corrente contínua e um carregador rápido para abastecer a bateria durante a noite, o sistema mantém a bateria carregada durante o dia.

Na Mídia

Apoie o projeto

– Apoie através do IMV na construção e monitoramento de novas biciclotecas para comunidades carentes

– Apoie através de ONGs que fazem a gestão do projeto nas comunidades e a manutenção do local.

O IMV recebe financiamento através do Crowfunding Movere.me e através dos projetos realizados pela Green Mobility Brasil.

Entre em contato através do e-mail: contato@mobilidadeverde.org

Inspiração: Biciclotecas

Ambientalista, adepta da alimentação sem carne, simpatizante dos direitos animais e agora blogueira!

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta