Escrito em por
Ecologia.

Chocolate pode se tornar um alimento raro

Um estudo do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT, na sigla em espanhol), na Colômbia, afirma que este produto milenar pode ser “extinto” e corre o risco de se tornar escasso em quatro décadas, tornando-se um produto de luxo com preço nada doce. Informações do portal Exame.

chocolate-pode-desaparecer-com-mudancas-climaticas-cacau

A elevação de 2 a 3 graus Celsius na temperatura do planeta – o que segundo os cientistas, deve acontecer até 2050, se não frearmos as emissões globais podemos causar danos irreversíveis nas principais regiões de cultivo de cacau: Gana e Costa do Marfim, que juntos respondem por 2/3 da produção mundial do fruto. 

Encomendada pela fundação Bill & Melinda Gates, a pesquisa mostra que, para fugir do calor, os fazendeiros estão começando a cultivar cacau em maiores altitudes, porém bem mais frias e limitadas, o que exige tecnologias de plantio novas para garantir a adaptação.

Já imaginou um mundo sem cacau?
Se houvesse uma maneira de impedir o aquecimento global não só pela sobrevivência do chocolate, mas por toda a fauna que é afetada, você faria?

Sabia que a indústria não é a maior responsável pelas mudanças climáticas? Veja mais informações assistindo ao filme “Uma Verdade Mais que Inconveniente”.

Deixe uma resposta