Escrito em por
Ecologia.

64% dos grandes primatas desaparecidos são chimpanzés

grandes-primatas-o-declinio-alarmante-da-especie

Conhecidos por sua extrema semelhança com os animais-humanos, os grandes primatas, do ponto de vista biológico, são tão próximos que chimpanzés poderiam ser doadores de sangue para humanos e vice-versa, entre dois seres humanos pode haver uma diferença de 0,5% no DNA e entre um homem e um chimpanzé a diferença é de apenas 1,23%.

Diante destes fatos e também independente deles, por uma postura ética e de respeito aos não-humanos, seres sencientes e conscientes, devemos nos abster e lutar contra a exploração, sofrimento e morte dos animais.

Dias atrás o GRASP (Great Apes Survival Partnership) das Nações Unidas divulgou o primeiro informe sobre os Grandes Primatas que mostra o declínio acelerado da espécie no mundo, o que pode significar a extinção de uma boa parte destas espécies nos próximos 10 a 20 anos.

O documento analisa a escala e a extensão do comércio e expõe as conexões sofisticadas das redes criminosas entre os países, assim como a legislação e esforços repressivos para destruir estes atos ilícitos, o documento ainda examina registros de confisco, informações sobre o comércio internacional, informe de ações repressivas, assim como proporções de chegadas em santuários e centros de reabilitação entre 2005 e 2011, o informe foi produzido pelo Programa GRASP e as informações traduzidas pelo GAP Brasil.

Estima-se que um mínimo de 22.218 grandes símios têm desaparecido das selvas desde 2005, através da venda, morte por caçadores ou morte em cativeiro forçado, sendo chimpanzés um total de 64% deles.

Gorilas:
Gorilas da Montanha (Gorilla beringei beringei) – 880 indivíduos em três países:
República Democrática do Congo, Uganda e Ruanda.

Gorilas da Planície do leste (Gorilla beringei graueri) – 2.000 a 10.000 indivíduos:
República Democrática do Congo

Gorilas da Planície do oeste (Gorilla gorilla gorilla) – 150.000 indivíduos:
Em sete países africanos

Gorilas do Rio Cross (Gorilla gorilla diehli) – 200 a 300 indivíduos:
Nigéria e Camarões

grandes-primatas-extinção-declinio-alarmante-da-especie

Bonobos:
Os chamados Chimpanzés pigmeus (Pan paniscus) – de 15.000 a 20.000 indivíduos:
Sul do Rio Congo (RDC)

Chimpanzés:
As quatro subespécies de chimpanzés presentes em 21 países africanos (Pan troglodytes; Pan troglodytes schweinfurthii, Pan troglodytes ellioti; Pan troglodytes verus)- em quatro, já extintos – de 294.800 a 431.000 indivíduos.

Orangotangos:
Da Ilha de Sumatra (Pongo abelli) – 6.600 indivíduos
Da Ilha de Borneu (Pongo pygmaeus) – 54.000 indivíduos (estimativa de 2008 e média de morte 3.000 por ano)

grandes-primatas-declinio-alarmante-da-especie

Deixe uma resposta