Escrito em por
Notícias, Vale do Paraíba.

Cavalo livre das carroças e carroceiro valorizado!

No dia 19 de outubro (segunda-feira), acontecerá na Câmara Municipal de Taubaté, às 20 horas, a segunda audiência pública sobre a proibição das carroças no perímetro urbano da cidade.

A audiência é convocada e presidida pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB) que é o autor do PLC 28/2014 que trata da proibição. É recomendável que os munícipes compareçam a Câmara de Taubaté para que possam tomar conhecimento do projeto de lei que irá proibir as carroças para livrar os animais de sofrimento e para gerar melhorias no trânsito.

audiencia-promete-encerrar-as-discussoes-sobre-carrocas-em-taubate-camaleao

Égua em acidente ocorrido recentemente em setembro de 2015.

 

Relembrando o início do PLC 28/14
Em 2013, o CAMALEÃO, por intermédio de seus voluntários, apresentou em reunião com o vereador Douglas Carbonne (PCdoB) uma solução que contemplasse a urgência de se proibir as carroças para evitar o uso e abuso dos cavalos e que também buscasse amparar os carroceiros taubateanos que atualmente utilizam desses animais para fazerem sua renda.

A proposta era de utilizar o Cavalo de Lata, projeto criado pelo engenheiro Jason Vargas (no Rio Grande do Sul), que substitui o uso de cavalos por veículos que permitem agilidade e que podem sustentar um peso maior do que o animal explorado, permitindo ao carroceiro atender mais clientes ao longo do dia, aumentando sua renda.

Ainda foi sugerido pelo CAMALEÃO que o veículo poderia acoplar espaço publicitário nas laterais, possibilitando mais um adicional de renda ao carroceiro, valorizando a importância socioambiental do seu trabalho.

Em 2014, o PLC 28/14 para proibição das carroças foi criado pelo vereador Douglas Carbonne, que segue agora em discussão pública, respeitando o devido tramite legal, para que possa acontecer a votação em novembro.

 

Qual o problema de usar cavalos em carroças?
O problema do uso de cavalos para transporte de carga, se dá no próprio uso do animal, que não é um veículo, mas sim, um indivíduo, um animal senciente, com interesses próprios que não é o de ser tratado como escravo, como propriedade humana. Cavalos utilizados em carroças, na maior parte dos casos, passam o dia todo sem se alimentar corretamente, com bridão em suas bocas machucando suas línguas, além do transtorno de chicotadas e do barulho do trânsito que o atormenta.

audiencia-tratara-sobre-proibicao-de-carrocas-em-taubate-fotos-ONG-CAMALEÃO

Saiba como ajudar a pressionar para libertar os cavalos da exploração das carroças no final da matéria.

 

Apoio do Cavalo de Lata
Desde o início da proposta, o engenheiro Jason Vargas, idealizador do Cavalo de Lata, prestou apoio ao CAMALEÃO fornecendo informações sobre seu projeto, sobre as melhorias que tem aplicado ao longo do tempo em seus protótipos elétricos e as vitórias conquistadas pelo Cavalo de Lata em cidades como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Santa Maria, São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, Pelotas, Recife, Curitiba, Fortaleza, Tramandaí, Torres, e tantas outras cidades que aderiram ao projeto.

A recomendação de cada modelo varia de acordo com o perfil do trabalho executado pelo carroceiro, se o carrinho precisa suportar grandes cargas, se o trabalho será feito por cooperativas de catadores, o trajeto a ser percorrido (plano ou inclinado), etc.

O Projeto Cavalo de Lata possui mais de 3 veículos, com equipamentos opcionais diversos, com diferentes capacidades de carga que vão desde 250 kg a 2000 kg, baterias, motores, resistência e tamanhos variados.

O maior modelo do Cavalo de Lata pode suportar até 2000 kg e tem vaga para duas pessoas (piloto e carona) e consome apenas R$ 0,06 por km rodado, autonomia média de 60 km.

Unimed-Cavalo-de-Lata-Taubaté-CAMALEÃO-Douglas-Carbonne-Jason-modelo-Kat-Torres-Elite-Model

Um dos primeiros protótipo do Cavalo de Lata.

 

Apoio de vereadores
O projeto de lei do vereador Douglas Carbonne tem sido muito bem recebido pelos vereadores da casa. A vereadora Vera Saba (PT) já demonstrou seu apoio ao dizer que “fez uma indicação para o Prefeito que institua, por lei, substituição da circulação de carroça movida a tração animal pelo Projeto Cavalo de Lata“.

O Vereador Salvador Soares (PT) também mostrou seu apoio dizendo “ser indiscutivelmente contrário ao uso de veículos com tração animal na cidade“.

vereadores-apoiando-projeto-cavalo-de-lata-CAMALEÃO-vereador-douglas-carbonne-vera-saba-salvador-soares-taubate-vale-do-paraiba carroças-taubaté-alexandre-Vilela-Pollyana-gama-Noilton-Ramos

Outros vereadores como o vereador Alexandre Vilela (PMDB), Pollyana Gama (PPS), Joffre Neto (PSB), Noilton Ramos (PSD) e Luizinho da Farmácia (PROS) também demonstraram apoio.

Ajude a informar os outros vereadores da casa sobre a importância animal e social desse projeto.

 

Chamada para ação!
Envie agora mensagens solicitando o apoio a proibição das carroças no municipio de Taubaté (SP) na página de Facebook dos vereadores João Vidal (PSB)Nunes Coelho (PRB)Graça Oliveira (PSB)Jeferson Campos (PV)Neneca (PDT)Rodrigo Luis (PSDB)José de Angelis (PSDB)Paulo Miranda (PP)Diego Fonseca (PSDB)Carlos Peixoto (PMDB) e Gorete de Toledo (DEM).

Sugestão de mensagem proposta pela ONG CAMALEÃO:

“V. Sª, encaminho essa mensagem para manifestar meu desejo a proibição de carroças na cidade de Taubaté (SP) para que possamos, enquanto sociedade civilizada, mudar a visão desses animais de “recursos” para animais sujeitos de direitos, como todos os outros animais também o são.

Saliento também que o projeto Cavalo de Lata proposto pelo CAMALEÃO, bem como outras medidas de amparo social aos carroceiros, serve para a valorização desses trabalhadores e dá sustentação suficiente para a proibição das carroças no objetivo de livrar os cavalos dessa exploração e de melhorar a condição dos carroceiros e suas famílias!”

Continue manifestando, envie a mensagem acima por e-mails e telefonemas também.
Quanto maior a pressão, maior a certeza dos vereadores sobre qual é a vontade da população.

Lista de e-mails: gabinetejoaovidal@gmail.com, vrnunescoelho@camarataubate.sp.gov.br, vrgraca@camarataubate.sp.gov.br, vrjeferson@camarataubate.sp.gov.br, vereadorneneca@gmail.com, vrdigaoprotetico@camarataubate.sp.gov.br, vrbilili@camarataubate.sp.gov.br, vrdiegofonseca@gmail.com, vrpeixoto@camarataubate.sp.gov.br, professorapollyana@gmail.com, vereadoralexandre@gmail.com, noiltonramos@gmail.com, vrluiz@camarataubate.sp.gov.br, vrverasaba@camarataubate.sp.gov.br, vrsalvador@camarataubate.sp.gov.br, vrcarbonne@camarataubate.sp.gov.br,.

 

Deixe uma resposta