Escrito em por
Curiosidades, Notícias, Receitas.

Veganos e veganas são pessoas que colocam em prática o respeito aos animais, portanto, evitam ao máximo usar animais para qualquer finalidade (vestuário, cosméticos, entretenimento, etc) e a alimentação é uma delas. Vegans (termo em inglês para vegano) não consomem carne de animais, nem suas secreções como mel, leite e também não consomem ovos e outros derivados de origem animal.

Ao longo dos séculos o ser humano utilizou os animais para seus objetivos diversos, até chegarmos na sociedade atual que é totalmente baseada e dependente da escravidão animal, que utiliza animais da produção de testes científicos para batons até o uso de animais para fazer corantes e gelatina e para mudar essa realidade (especista) é preciso mudar o modo como o animal-humano enxerga os outros animais, que não são meros objetos, não são mercadorias ou matéria-prima à disposição da vontade humana.

É necessário não só mudar essa visão para criar uma sociedade vegana, mas abolir coisas e reinventar outras para adequar o Veganismo as diversas necessidades, que vai da criação de métodos substitutivos ao uso de animais na “ciência”, por exemplo, até uma simples receita de queijo à base de mandioca, macadâmia ou outro vegetal para colaborar com a substituição da mussarela tradicional para aqueles que são viciados em queijos (opióides).

Comemorações não faltam quando uma nova descoberta, mesmo que considerada “inútil” para alguns, acontece no meio vegano.

A última da vez é a clara de ovo vegana, criatividade do francês Joël, criador do blog Révolution Végétale, que revelou ao mundo sua maravilhosa descoberta: o uso de água de cozimento de grão de bico na confecção das claras em neve para que todo vegano fã de merengues, suspiros, macarons, amaretti, mousses aerados, etc possa degustar novamente desses alimentos, bem como aquele seu amigo ovo-lacto-“vegetariano” não terá mais a desculpa de que não se torna vegano por causa do suspiro da vovó.

clara-de-ovo-vegana-veja-mais-uma-descoberta-da-humanidade-suspiro-merengue-clara-em-neve-vegetarianaVeja como fazer sua clara de neve vegana:

Após cozinhar o grão de bico, separe 3/4 de xícara da água do cozimento.

Em seguida para deixar a mistura mais concentrada, ferva a água até reduzir a quantidade pela metade. Esta é uma etapa opcional que deixará seu merengue mais consistente.

Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira. Mas atenção: não dá certo bater na mão com fouet ou batedor de arame, pois é preciso incorporar muito ar na mistura para a mágica da receita dar certo 😉

Na batedeira, quando o líquido tiver dobrado de volume, estiver espumante e aerado, acrescente 1/2 xícara de açucar (pode ser comum, não precisa ser do tipo confeiteiro) e continue batendo até atingir uma consistência de marshmallow mole.

Para alterar o leve sabor de grão de bico, acrescente algumas gotinhas de extrato de baunilha, ou raspas de limão ou laranja, ou outra essência de sua preferência.

Conheça algumas possibilidades para usar a clara vegana:
a) Assar a mistura em montinhos (forno baixíssimo), formando suspiros.
b) Usar como base pra fazer uma pavlova.
c) Usar o mashmallow mole pra rechear bolos, cupcakes etc.
d) Colocar em cima de uma torta de limão e assar, criando aquela cobertura-suspiro.
e) Usar a mistura como base pra fazer biscoitos que são normalmente feitos com clara de ovo em neve, como os macarons franceses, os amaretti italianos..

Saiba mais sobre essa novidade no Cultura Veg.

 

Deixe uma resposta