Escrito em por
Notícias.

Em novembro de 2009, foi instituído pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a ser comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia todo o ano no dia 18 de julho, data de nascimento de Nelson Mandela, líder sul-africano que lutou contra a segregação racial do regime Apartheid na África do Sul.

Para homenagear Nelson Mandela, o Google colocou sua equipe criativa em meses de trabalho para a criação de um Doodle para essa importante data.

No site do Google é possível conferir uma breve entrevista com a criadora do Doodle¹ Mandela, nós traduzimos e deixamos um trecho desse bate papo aqui:

google-faz-doodle-em-homenagem-a-nelson-mandela

Clique para visualizar a homenagem do Google.

 

Google: Celebrar alguém tão monumental e influente como Nelson Mandela deve ter sido emocionante, mas também uma espécie de intimidação. Você pode me dizer um pouco sobre sua experiência em trabalhar neste projeto?
Doodler Katy Wu: Alguns meses atrás, eu estava olhando para trabalhar em um projeto maior e era o momento certo, então eu fui designado para trabalhar no Doodle Mandela. No começo eu pensei que eu teria que fazer algo muito sério, Doodle sombrio e eu não tinha certeza do que iria fazer.
Mas depois de aprender mais sobre Mandela como pessoa que eu comecei a entender que ele era um homem com um monte de personagem, e nem sempre apenas uma figura séria. Isso começou a me dar mais ideias sobre como abordar este Doodle.

Eu li sobre Nelson Mandela na web e em livros para ter uma melhor ideia de quem ele era como pessoa. Eu também recebi muita ajuda do nosso gerente de Doodle local na África do Sul, quando se tratava de fato verificar pequenos detalhes menos conhecidos sobre a cultura Sul-Africano, história e pessoas.

Google: O que o inspirou a direção criativa?
Doodler Katy Wu: Algo que se destacou para mim sobre Nelson Mandela era sua maneira eloquente com as palavras. Eu pensei que as palavras dele deram uma grande visão sobre o tipo de homem que ele era, então eu queria focar a direção criativa do Doodle em suas citações contra um pano de fundo a história da África do Sul.

 

Biografia
Mandela, nascido em uma pequena vila no interior de Mevzo, da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela, foi um dos primeiros de sua família a ingressar na escola onde recebeu seu nome inglês “Nelson”.

Mudou-se para Fort Beaufort, anos mais tarde com 21 anos iniciou o curso de direito na Universidade de Fort Hare e foi terminar sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA), pois foi expulso da faculdade anterior por envolvimento no movimento estudantil contrário as políticas universitárias.

Nelson-Mandela-História-Doodle-Google-Apartheid

Em 1941, inicia artigos para seu escritório de advocacia, no ano seguinte começa a assistir informalmente as reuniões da ANC (Congresso Nacional Africano), um movimento político que surgiu com a proposta de lutar por liberdades civis e o fim das penas injustas contra a população negra reprimida por uma minoria branca no poder, posteriormente, a ANC foi transformada em um partido político, que chegou até mesmo ter um braço armado (MK – Lança da Nação) liderado pelo próprio Mandela, que foi preso sobre forte apoio da CIA (Central de Inteligência Americana – EUA) por seu envolvimento, pela liderança no fomento das greves e pela realização de viagens ilegais para fora do país.

Mandela tornou-se mundialmente conhecido por seus esforços pelos Direitos Humanos, principalmente após uma intensa campanha internacional contra o Apartheid e pela sua liberdade, tornando-se um ícone da liberdade e justiça da população negra e de toda “minoria” criminalizada e oprimida.

Saiba mais sobre a História de Nelson Mandela no site de sua Fundação: www.nelsonmandela.org

Nota do Portal: Privilegiados, aqueles que conseguem ver a ligação direta das mensagens do Doodle Mandela com os Direitos Animais (e o Veganismo), para aqueles que não conseguem visualizar ainda a ligação entre Direitos Humanos e Direitos Animais, a oportunidade bate a porta, acesse as matérias relacionadas abaixo e o site: www.SejaVegan.com.br

¹ Doodle são as animações diárias no logotipo do Google em sua página inicial.

Deixe uma resposta