Escrito em por
Notícias.

Zoológico é prisão de animais, eles estando cientes ou não

Um projeto de arquitetura do dinamarquês Bjarke Ingels pretende esconder os visitantes de zoológicos em cápsulas espelhadas, sistemas de teleféricos e esconderijos com buracos de observação em todo o parque para permitir a continuidade futura dos zoológicos.

zootopia-ursos-zoológico-matrix-exploração-animal-utilitarismo-bem-estarismo-futuro

Zootopia é o nome do projeto bem-estarista que busca perturbar um pouco menos os animais confinados em zoológicos, a ideia será implantada pela primeira vez no zoológico de Givskud, no sul da Dinamarca, que permanecerá aberto durante as obras que estão previstas de serem realizadas até 2019.

Nota do Portal: O projeto Zootopia tem o objetivo de sanar um dos impactos da vida dos animais em zoológico, o stress da visitação massiva e diária dos humanos, mas não se engane, o projeto não tem como objetivo sanar esse problema em prol dos animais e sim intensificar os lucros dos jardins zoológicos que adotarem o sistema, uma vez que a curiosidade sobre uma nova forma de visualização dos animais e a “diversão” por estar em uma esfera espelhada “invisível” pode parecer algo encantador para muitas pessoas.

Zoológicos são sistemas prisionais para animais, o discurso de preservação e cuidado de espécies é mera desculpa e “merchandising” para justificar a permanência dos animais nas cidades. Para a preservação existem os santuários que tem uma proposta, sem fins lucrativos, de ajudar os animais verdadeiramente.

Animais em zoológicos são tratados como produtos em vitrine e não tem suas particularidades de espécie e de individuo respeitadas, mamíferos, por exemplo, vivem geralmente em grandes bandos o que já não é possível em um zoológico. Alguns animais tem hábitos noturnos e tem o sono constantemente perturbado por visitantes.

Além disso, um dos principais fatores a ser colocado em cheque é a própria utilização de animais, seja de forma totalmente exploratória em péssimas condições ou em “boas” condições, não importa não devemos usar os animais para nossos anseios.

Que direito temos nós de usar os animais, estejam eles confinados em jaulas visíveis ou invisíveis, para satisfazer nossa vontade de entretenimento?

Não visite zoológicos, não apoie zoológicos, não financie a prisão de animais. Os animais não existem para ser propriedade, mercadoria de troca dos humanos.

Se ainda tem dúvida sobre o problema do zoológico na vida dos animais, responda abaixo nos comentários a seguinte pergunta:
“Como você se sentiria se ao andar num horizonte batesse a testa em um espelho?”

 

Deixe uma resposta