Escrito em por
Otimismo.

Atleta Leon Denis conquista terceira medalha consecutiva!

O atleta de jiu-jítsu Leon Denis conquistou sua terceira medalha de ouro no Campeonato Brasileiro sem-kimono (NO-GI) que aconteceu nesse último fim de semana, 22 e 23 de outubro, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).

Leon, que nos cedeu a breve entrevista abaixo, participou do campeonato junto a sua esposa Sarah Rodrigues, que também é educadora vegana e ativista pelos direitos animais.

Portal Veganismo: Como foi a luta que te levou ao terceiro ouro consecutivo do Campeonato Brasileiro realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ)? 
Atleta Leon: Minha luta foi contra o atleta Bruno das Chagas Rodrigues da GF Team. Eu já havia lutado com ele no campeonato brasileiro (de kimono) em abril desse ano. E ele venceu aquele combate. Agora foi a minha vez. Minha luta foi bem interessante, pois ele é guardeiro (atleta que luta deitado com as costas no chão) como eu. Com isso ele me obrigou a jogar por cima, tentando passar a guarda dele.

Em um dado momento ele erra ao me atacar e me dá espaço para que eu encaixe uma técnica chamada “triangulo de mão”, que um estrangulamento onde a cabeça e um dos braços ficam presos sob pressão. Ele até tentou prender minha perna para que eu não ajustasse a posição, mas quanto mais ele girava, mais o estrangulamento ia apertando, levando-o a bater (dar os três tapinhas, que significa desistência).

Estou muito feliz com esse tri-campeonato e representar o vegetarianismo no esporte.

atleta-vegetariano-vegano-leon-denis-ganha-tricampeonato-brasileiro-de-jiu-jitsu

Portal Veganismo: Sua esposa, a educadora matemática, vegetariana e vegana também participou do campeonato, como foi a participação dela?
Atleta Leon: A Sarah, estava há muito tempo afastada de competições, por estar nos últimos dois anos tendo que dividir o tempo entre trabalho e universidade, não podendo se dedicar constantemente aos treinos, mas é uma excelente lutadora. A luta dela foi muito técnica, pois sua adversária, que é a atual campeã brasileira é muito boa atleta também.

A Sarah, começou ganhando por uma vantagem, manteve a luta o tempo todo na guarda, tentando alguns ataques, e já indo para o final da luta após a adversária levantá-la do tatame, a Sarah aproveitou a posição para dar uma queda e garantir dois pontos de vantagem, mas ao passar dessa posição a adversária aproveitou para atacar-lhe as costas, aplicando um mata-leão. Golpe que obrigou a Sarah a dar os três tapinhas que sinaliza a desistência. Foi uma luta bem disputada, mas infelizmente não foi dessa vez. Esperamos que em breve vejamos a Sarah de volta ao topo do pódio.
sarah-rodrigues-jiu-jitsu-atleta-vegetariana-vegana

sarah-rodrigues-jiu-jitsu-atleta-vegetariana-vegana-leon-denis-vegetarianismo
Portal Veganismo: Como é o dia a dia de um campeão, os treinos e a alimentação?

Atleta Leon: Olha, os treinos são diários. Não tenho um horário fixo de treino, ou às 07:00 da manha, às ou às 16:00 da tarde, quando estou no mês de um grande campeonato, participo dos dois treinos para trabalhar tanto a resistência muscular quanto a agilidade sob pressão. Os colegas de treino são dos mais variados pesos, e isso me ajuda muito, treinar tanto com os levinhos quanto com os pesadões.

Minha alimentação é vegetariana, buscando ser em mais de 50% composta de frutas. Consumo muito carboidrato, pois meu gasto energético é alto, e suplemento com B12.

Portal Veganismo: Quais os desafios de um atleta vegetariano de Jiu Jitsu e qual a próxima etapa a ser superada?
Atleta Leon: Sinceramente não vejo a dieta vegetariana como algo que traga desafios ao atleta de jiu-jitsu. Provavelmente quem não conhece essa dieta deve imaginar que uma alimentação livre de qualquer tipo de proteína animalizada, uma dieta composta 100% de vegetais deve colocar obstáculos, mas isso não existe. É uma dieta rica em minerais, proteínas, lipídios, fibras, tudo que precisamos pra nos alimentarmos bem e manter um corpo saudável.

A minha próxima etapa a ser superada é o campeonato Sul-americano que ocorrerá em São Paulo no final de novembro. Tenho um mês pela frente de treinos e duas semanas para conseguir um apoio para completar minha ida ao evento. Essa é a parte mais difícil, conseguir patrocínio. Aproveito para ressaltar a importância do meu apoiador nesse campeonato, o juiz Sandro Rollo e a apoiadora da Sarah, a editora Ecoânima na pessoa da filósofa Sônia Felipe. Sem eles não teríamos conseguido nos inscrever e nem chegar ao evento.

E para o Sul-americano vai dar tudo certo e espero voltar com mais um ouro, com mais uma vitória. Levando o vegetarianismo ao topo do pódio.


Nota do Portal Veganismo:
Essa conquista do Leon Denis, e de vários outros atletas vegetarianos, é mais uma das diversas provas de que uma alimentação vegetariana (baseada em vegetais, sem carne e derivados de animais) é perfeitamente saudável para seres humanos, adeptos ou não de modalidades esportivas.

• Ajude um campeão nas artes marciais suaves a conquistar mais medalhas e promover o Vegetarianismo!
Faça uma doação em apoio ao Leon, compartilhe esse link com amigos e familiares.

 

Assista ao vídeo da luta do Leon na íntegra:

 

Fundador do Portal Veganismo e do Grupo CAMALEÃO.
Vegano, Comunicólogo, autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais. Ativista abolicionista pelos Direitos Animais, membro da Sociedade Vegana.

Facebook   

Share on Facebook21Tweet about this on TwitterShare on Google+1Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta