Escrito em por
Otimismo.

Resgate Histórico de Leões explorados em circos

Os leões foram resgatados de circos na América do Sul e estão pegando uma carona aérea para as savanas africanas em uma das maiores operações de resgate realizadas no mundo.

O resgate de tantos animais selvagens de uma única vez é um feito histórico. Os animais foram salvos de circos do Peru e da Colômbia para embarcar em um voo rumo ao “Emoya Big Cat Sanctuary”, um santuário de animais de Joanesburgo, na África do Sul.

Depois de uma vida de escravidão sendo explorados para gerar entretenimento, esses animais vão finalmente poder desfrutar suas vidas em habitat natural.

A situação cruel dos leões nos circos peruanos e colombianos foi suficiente para justificar o resgate, alguns animais tiveram suas garras cortadas, um perdeu o olho, outro é quase cego e outros ainda se recuperam de fraturas e dentes quebrados, embora muitos outros animais ainda estejam também sofrendo nas mesmas condições, a ONG Animal Defenders International (ADI) conseguiu uma grande e simbólica vitória para os leões.

historico-33-leoes-sao-salvos-da-escravidao-em-circos-na-america-do-sul-peru-colombia-ADI-animal-defenders

Em sua declaração oficial, a ADI informou que o avião de carga vai buscar os primeiros nove leões em Bogotá (Colômbia) e os vinte e quatro restantes na cidade de Lima (Peru), depois seguirá para Joanesburgo. Uma equipe veterinária da ADI estará monitorando os animais durante todo o processo.

“Será emocionante e satisfatório ver esses leões correndo pelas savanas,” disse o vice-presidente da ADI, Tom Phillips.

Savannah Heuser, fundador da Emoya Big Cat Sanctuary, complementou: “Os leões estão voltando para onde eles pertencem. Este é o seu direito de nascimento. Sol africano, céus noturnos africanos, mato Africano e sons, nuvens, tempestades de verão, um ambiente natural, onde eles podem lembrar quem eles são.”

Atualização (30/04): A ADI criou um hot-site para transmitir informações do resgate, acesse: Lions Back To Africa.

Nota do Portal: Esse resgate é uma grande conquista para a causa animal. A ADI tem feito esforços há anos pela abolição dos circos na América do Sul e isso só foi possível graças a empresas e cidadãos que doaram e apoiaram os trabalhos da ADI. Torcemos para que o movimento animalista brasileiro também receba mais apoio para que possa caminhar para sua profissionalização e crescimento.

Circos, assim como zoológicos e aquários, são locais de confinamento e exploração animal e violam o direito a liberdade dos animais. Essas instituições são opostas dos direitos animais não só pela crueldade que praticam, mas simplesmente por utilizarem animais para gerar benefícios humanos, transmitindo a ideia errada de que as outras espécies de animais existem para servir a espécie humana.

Deixe uma resposta