Escrito em por
Otimismo.

Zoológicos são prisões para os animais!

Recentemente, a ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) do Reino Unido recebeu a ótima notícia que outro mini zoológico — desta vez, na Universidade de East London — teve sua atração cancelada em virtude de questões éticas depois que a instituição escreveu para os organizadores.

outra-universidade-cancela-atracoes-com-zoo-na-inglaterra-mini-zoo-especismo-peta-veganismo
Diversos são os motivos para não se apoiar zoológicos ou mini zoológicos. Podemos partir de uma primeira premissa básica dos Direitos Animais de que eles não são mercadoria para serem tratados como tal e que possuem interesses próprios, que com certeza não é de ficar confinado para servir de entretenimento humano. Por outro lado, podemos analisar também as particularidades desse tipo de atividade e ver o que ela ocasiona nos animais. Veja a lista feita pela PETA abaixo:

1. São altamente estressantes para os animais
Animais — especialmente coelhos e chinchilas — geralmente não gostam de serem tocadas o tempo todo. Em mini zoológicos, eles não têm escolha. E pelo fato de esses eventos serem normalmente em espaços públicos, multidões e barulho só aumentam o desconforto para o animal.

2. Os animais normalmente vêm de criadouros assim
Uma investigação recente descobriu as condições horríveis das instalações de criadouros europeus onde os animais são “produzidos em massa” visando maximizar lucros. E o enorme número de animais produzidos nesses criadouros leva a uma crise de abandono para esses animais.

comercio-porquinhos-da-india-crueldade-especismo-não-compre-animais-adote-outra-universidade-cancela-atracoes-com-zoo-na-inglaterra

3. O preço terrível da vida na estrada
Animais em mini zoológicos passam a maior parte do tempo presos sendo transportados de uma exposição para outra, geralmente em pequenas jaulas que mal suprem suas necessidades naturais. Isso faz com que o sofrimento e a frustração que, ao longo do tempo, levará a comportamentos anormais, neuróticos e até autodestrutivos.

4. Mini zoológicos só querem os animais “mais bonitos”
Isso significa que quando os animais envelhecem ou se tornam mais difíceis de serem manejados, são descartados — ou seja, abandonados ou mortos para dar espaço para multidões de outros filhotes mais agradáveis ao propósito especista.

5. Também há riscos para a saúde dos humanos
Especialistas indicam que os jardins zoológicos são focos de patógenos graves, e eles tem associado a surtos de doença como E. coli, com os idosos e crianças pequenas particularmente em risco — o que dificilmente significa “entretenimento amigável para a família”.

6. Animais não são objetos de exposição
São pessoas sensíveis, são indivíduos sencientes, que merecem mais do que serem tratados como adereços para entretenimento humano.

outra-universidade-cancela-atracoes-com-zoo-na-inglaterra-prisões-zoológico-brasil-szb-especismo outra-universidade-cancela-atracoes-com-zoo-na-inglaterra-prisões-zoológico-brasil-szb-especismo-mini-zoo outra-universidade-cancela-atracoes-com-zoo-na-inglaterra-prisões-zoológico-brasil-szb-especismo-prisões-para-animais-zoo

Deixe uma resposta