Escrito em por
Otimismo.

Portugal avança na luta contra Touradas

A proibição de a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) transmitir touradas vai voltar a ser discutida no plenário em Portugal.

A iniciativa veio do PAN (Partido Pessoas, Animais e Natureza), que apresentou um projeto de lei com vista a banir estes espetáculos da televisão pública.

A iniciativa que o operador de serviço público (RTP) “deve ter especial atenção aos programas que transmite”, a proposta já foi debatida na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto que aprovou um parecer para continuidade no plenário.

O debate não tem data marcada, mas há grande probabilidade do desfecho ser semelhante a dois projetos apresentados em 2012 pelo Bloco de Esquerda e pelo PEV, ou seja, um chumbo anunciado.

A iniciativa poderá contar com o apoio dos deputados bloquistas, uma vez que já tentaram o mesmo no passado e que incluíram no programa eleitoral a intenção de acabar com as touradas na televisão em canal aberto, e dos deputados socialistas anti-touradas, caso o Partido Socialista dê liberdade de voto sobre a matéria.

tv-publica-em-portugal-pode-deixar-de-exibir-touradas-especismo-antropocentrismo-pan-partido-animais-natureza

Contudo, a oposição deverá ser certa da maioria do PS, do PSD, do CDS e do PCP, a avaliar pelas posições assumidas no passado e no fato de os comunistas não quererem prejudicar as câmaras que controlam e onde se realizam touradas.

Esta é a segunda iniciativa do PAN contra os espetáculos tauromáquicos, depois de ter tentado proibir a participação de menores em touradas.

Fonte: Correio da Manhã.

Nota do Portal: A decisão acima, quando for concretizada, será uma importante conquista para os animais. Vivemos em uma sociedade midiática, a mídia exerce muita influência sobre os cidadãos, a proibição das touradas na Tv é uma brilhante maneira de diminuir a apologia e naturalização (aceitação) dessa prática em crianças, jovens e adultos.

Deixe uma resposta