Escrito em por
Fotografia & Propaganda.

Vídeo sugere que as pessoas devem pensar melhor antes de culpar a vítima

O comercial da agência nova/sb que é responsável pela conta do Metrô SP vem em boa hora, em um momento onde muita discussão tem sido travada à respeito do abuso que as mulheres sofrem na sociedade.

Principalmente, no transporte público, após uma piada sem graça que o locutor da Rádio Transamérica FM falou ao vivo afirmando que o Metrô é um bom lugar para “xavecar a mulherada” e mais ainda com toda repercussão que teve a pesquisa do IPEA divulgada na Folha SP, que afirma que 65% dos brasileiros acham que mulher de roupa curta são as responsáveis por abusos cometidos contra elas.

Agência-de-Publicidade-cria-comercial-contra-machismo

O comercial “Vítima não é culpada” destaca que a vítima de qualquer abuso, nunca deve ser responsabilizada pelo crime que o outro cometeu. Apesar de parecer algo óbvio, a mensagem faz referência a pesquisa do IPEA e lança uma crítica comparando o abuso da mulher com o abuso de crianças e outros crimes trazendo afirmativas descabidas como “Crianças que choram em restaurante merecem ser espancadas”; “Pessoas que usam celular na rua merecem ser roubadas”, ao final, o comercial deixa o seu recado que tais afirmações são tão absurdas quanto as que foram afirmadas pelas pessoas na pesquisa em relação as mulheres.


A nova/sb é uma das maiores agências de publicidade do país e tem expertise em comunicação de interesse público. A agência conta com estrutura fixa em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e atende contas como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e foi a primeira agência da história da publicidade brasileira a produzir por cinco vezes campanhas globais com veiculação simultânea em mais de 200 países, criando campanhas no Dia Mundial do Doador de Sangue ( 2012 e 2011), Dia Mundial Sem Tabaco (2008 e 2010), contra o uso indiscriminado de medicamentos para o Dia Mundial de Saúde (2011), além do Leão Verde Social Nova/SB onde a agência ajuda a divulgar diversos projetos sociais que solucionam problemas do cotidiano, como trânsito, descarte de produtos eletrônicos e abandono de animais.

Veja o vídeo da campanha a seguir:

Ficha técnica
VP de Criação: Ricardo Furriel
Diretor de Arte: Marcelo Maia
Redação: Hermes Zambini e Victoria Salles
RTV: Nilvia Centeno

#VitimaNuncaTemCulpa #RoupaNãoéConvite #AbaixoMachismo

 

Fundador do Portal Veganismo e do Grupo CAMALEÃO.
Comunicólogo, autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais. Ativista abolicionista pelos Direitos Animais, membro da Sociedade Vegana.

Facebook   

Deixe uma resposta