Escrito em por
Receitas.

Maionese de lentilha rosa: deliciosa e rápida de cozinhar

A lentilha é uma leguminosa com baixa caloria, rica em fibras e proteínas, carregadas de ferro, cálcio e vitaminas do Complexo B. Essas pequenas leguminosas são extremamente poderosas, ajudam a reduzir o colesterol ruim devido as fibras, é uma fonte saudável de ferro e proteína vegetal para desportistas que precisam aumentar a ingestão desses nutrientes e ótimas para a saúde do coração.

barquinhas-com-maionese-de-lentilha-rosa-batata-veganese-receitas-vegetarianismo-veganismo-vegetarianas

Para o fornecimento de energia ao corpo, a lentilha é uma boa escolha, cada vez mais recomendada e adotada, especialmente porque, ao contrário de certos produtos de origem animal (como a carne), as lentilhas são uma fonte confiável de ferro e não são ricas em gorduras e calorias.

Existem tipos diferentes de lentilha, a lentilha continental é a mais comum, de cor verde ou marrom; a lentilha puÿ é cinza-esverdeada, é a com melhor sabor; a lentilha amarela é também conhecida como dhal amarela, geralmente servida em pratos indianos e por fim a lentilha rosa que é rápida de cozimento e muito usada para engrossar molhos e sopas.

Ingredientes:
1 xícara de lentilhas rosas
5 batatas rosas
1 cravo
1/2 cebola
1 dente de alho
louro em pó a gosto
azeitonas picadas
1 pedaço de alho poró
sal a gosto
páprica picante a gosto
azeite
pimenta do reino a gosto
salsinha picada
1 limão ou vinagre a gosto (o que preferir)
tomates picados
tomates cerejas e broto de alfafa para enfeitar
folhas de acelga pequenas

Modo de preparo:
Numa panela, coloque a lentilha, a cebola com o cravo espetado nela, o dente de alho sem casca e sem picar, o pedaço de alho poró, uma pitada de louro em pó e água para cobrir (um pouco a mais do que isso).
Leve ao fogo até que a lentilha esteja mole. É muito rápido (5 a 10 minutos, em geral ).
Escorra a água e reserve tanto a lentilha escorrida como a água do cozimento.
Retire o dente de alho, a cebola e o alho poró e coloque num liquidificador (retire o cravo antes e jogue fora). Corte as batatas (com casca mesmo) em quadradinhos.
Cozinhe em água e sal ou no vapor até estarem cozidas, mas não muito moles.
Coloque um pouco mais da metade das batatas num recipiente (onde será feita a maionese).
A outra metade, coloque no liquidificador junto com a cebola e os outros ingredientes do cozimento da lentilha e acrescente a água da lentilha, pimenta do reino, páprica, azeite a gosto e 1/2 limão espremido.
Bata até virar um creme. Se necessário, acrescente mais água.

No recipiente onde colocou a maior parte das batatas, coloque a lentilha escorrida, a salsinha, as azeitonas picadas, o tomate picado e misture. Tempere com sal, a outra metade do limão espremido e azeite. Mexa bem. Acrescente um pouco do creme do liquidificador e mexa. Não precisa colocar todo o creme. Vá experimentando e vendo o quanto é suficiente. O que sobrar, use em torradinhas, como patê em sanduíches ou como molho de salada.

Leve a maionese à geladeira. Quando estiver bem gelada, sirva dentro de folhas pequenas de acelga. Enfeite com tomates cerejas e broto de alfafa.

Você ainda pode acrescentar mais alho à maionese, se gostar de saladas mais temperadas.
Um dente de alho espremido a mistura faz muita diferença.

Receita do blog parceiro Ser Vegana.

Deixe uma resposta