Burritos: transformando o especismo em veganismo
A origem dos famosos burritos mexicanos, se deu durante a Revolução Mexicana, na fronteira do México com os Estados Unidos, em uma cidade mexicana chamada Juarez no bairro de Bella Vista. Lá existia o senhor Juan Mendez, que tinha uma barraquinha de comida próxima ao longo Rio que dividia a fronteira e do outro lado em El Paso, no bairro de Sunset Heights, nos Estados Unidos, existia uma comunidade de mexican@s que haviam se refugiado da guerra e que segundo a lenda, sentiam o cheiro no ar da comida mexicana de Juan e saudade de sua terra natal.
(Baixe o Wallpaper para usar em seu Desktop. Utilize também como capa de facebook)
De acordo, com a historia, Juan passou a receber muitos pedidos de ambos os lados da fronteira e foi aí que ele se deparou com uma oportunidade e uma dificuldade: “levar comida para o lado americano iria lhe trazer mais dinheiro, porém, como fazê-lo, para levar a comida a uma longa distância e ainda mantê-la quente?”
Enrolando os ingredientes dentro de uma massa de trigo para mantê-los aquecidos e explorando um burro para levar toda comida, é claro!
Sim, caros leitores, a palavra “burrito” de fato vem do animal, não na forma de carne, mas devido a caracterização do “transporte”.
Mas, tudo bem, vamos lá, ao passar dos tempos a humanidade tende a expandir cada vez mais sua consciência e hoje os burritos já podem ser veganos e esta receita ainda vai render em torno de 6 a 7 burritos desses.
Ingredientes:
– 2 copos de farinha de trigo
– 2 copos de leite de soja
– 1 xícara e meia de feijão fradinho cozido
– molho de tomate
– 1/2 cebola
– 2 berinjelas
– azeite, sal, cheiro verde, pimenta a gosto.
Massa:
– 2 copos de farinha de trigo
– 2 copos de leite de soja
– 2 colheres de azeite
– sal
Preparando a massa:
Bata todos ingredientes da massa no liquidificado.
Unte uma frigideira antiaderente e frite os discos da Tortilla até ficarem levemente tostadas de um lado (não até o ponto de ficar crocante, mas até o ponto dela ficar consistente), e depois vire a massa para que toste por igual, como se fosse fritar massa de panqueca.
Recheio:
– 1 xícara e meia de feijão fradinho cozido (no meu caso eu usei o feijão marrom mesmo)
– molho de tomate
– 1/2 cebola
Bater 1 xícara do feijão cozido e o restante dos ingredientes no liquidificador, depois de batido misturar com o restante do feijão.
Preparando as berinjelas:
Cortar as berinjelas em pedaços pequenos, cozinhá-las até ficarem escuras, depois deixá-las escorrer e tirar o máximo possível da água.
Junte o feijão batido com a berinjela e acrescente 100ml de água. Temperar com sal, pimenta, azeite e/ou cheiro verde a gosto.
Cozinhe em fogo baixo.
Montando os burritos:
Colocar o recheio no centro da massa, colocar um lado da massa sobre o recheio e o outro lado em cima da massa.
Está pronto! 🙂
Buen Apetito amigos o/
Deixe uma resposta