Escrito em por
Receitas.

Lasanha com pupunha (palmito ecológico)

Lasanha, ou lasagna em italiano, é um prato de massa em folhas, tradicionalmente recheado com queijos e molhos.
Uma curiosidade é que existem evidências de que o prato não seja original da Itália e a receita original não continha tomate.

Do passado até a atualidade, a lasanha sofreu diversas modificações, mudando de acordo com a cultura local, os alimentos disponíveis na região e o paladar. O seu recheio, os ingredientes da própria massa e até seu formato se alteraram com o tempo.

lasanha-vegetariana-de-pupunha-e-berinjela-receitas-vegetarianas

Em nossa receita vegetariana (sem ingredientes de origem animal), além de saudável e ética, daremos uma pitadinha extra de ecologia, usando o palmito pupunha, considerado o “palmito ecológico” por ser produzido em um espaço de tempo muito menor, tempo de colheita curto (2 anos) comparado ao longo tempo do palmito tradicional (10 anos), ainda possui rotatividade, ou seja, a palmeira pupunha rebrota, o que permite o corte continuado para produção de palmito.

Além de ser mais adocicado, saudável, super macio e de investimento relativamente baixo para plantio, o que faz com que ganhe cada vez mais espaço entre os pequenos produtores. Nesta receita, usaremos o palmito pupunha no lugar do palmito tradicional, acompanhado de berinjela, tomate, mandiokejo e temperos vegetais.

Ingredientes:
300g de pupunha fatiada como se fosse massa de lasanha (ver foto abaixo)
300g de berinjela fatiada como se fosse massa de lasanha
3/4 xíc. de mandiokejo em pó
2 latas de tomate pelado
1 pitada de açúcar
4 tomates
1 cebola grande
azeite a gosto
vinagre balsâmico a gosto
shoyu a gosto
2 dentes de alho amassados
manjericão fresco a gosto

Modo de Preparo:
Ferva a pupunha durante quinze minutos.
Faça um marinado com a berinjela, deixando-a de molho no azeite, alho, vinagre balsâmico e shoyu durante, pelo, menos, 20 minutos. Grelhe a berinjela.
Faça o molho de tomate de seu gosto.
Nós refogamos a cebola, batemos os tomates pelados no liquidificador e acrescentamos sal e uma pitada de açúcar, e manjericão.
Cortamos os outros tomates em cubinhos para dar uma textura na lasanha.
Monte as camadas de molho de tomate, pupunha, berinjela grelhada, tomate picado e mandiokejo previamente preparado como instrui a caixa.
Finalize com folhinhas de manjericão fresco.

Bom apetite!

Receita concedida pelo blog parceiro Ser Vegana.

Deixe uma resposta