Escrito em por
Receitas.

Aprenda diversas receitas vegetarianas com Jaca

O Portal UOL, na sua seção de “Comidas e Bebidas” trouxe uma fruta pré-histórica e não tão popular na sociedade mainstream brasileira, mas uma fruta já muito conhecida e utilizada no meio vegetariano e vegano.

Ela pode ser comida in natura, quando sua polpa é macia e açucarada. Verde, se assemelha a um tubérculo, além de ser usada sem parcimônia no forno e fogão, trata-se da amada e odiada Jaca e que começa a conquistar mais fãs, ainda mais depois de uma matéria realizada no Domingo Espetacular que tratou de seus benefícios para a saúde e exibiu receitas.

Apesar da abundância dessa fruta no Brasil, ela vem da Ásia – ao que tudo indica, da Índia. Talvez por isso, não raro se veem por lá receitas de mexido de arroz e de curry utilizando o ingrediente, afirma a Reportagem do UOL.

uol-faz-materia-divulgando-varias-receitas-vegetarianas-com-jaca-vegetarianismo

O interessante na reportagem da UOL é que trataram do Vegetarianismo corretamente, apresentando-o como uma dieta isenta de carne, leite, ovos ou qualquer outro produto de origem animal na alimentação.

“Há quatro anos vendo as coxinhas e bolinhos de mandioca recheados com ela. A “carne” vegetal pode ser usada em qualquer receita. Faço muito lasanha, estrogonofe e pastel também”, conta a vegana Gopi Priscila, da VegNice, que produz as coxinhas para venda. “Há três motivos para se usar esse ingrediente em prato salgado: a boa textura; o sabor, que pega todo tipo de tempero, e os benefícios para a saúde”, explica.

A matéria finaliza apresentando algumas receitas de Jaca, como uma receita de Coxinha de Jaca, Escondidinho de carne de jaca com abóbora, Ceviche de jaca, Pastel de palmito de jaca, Panna cotta de jaca com calda de morango e Caipirinha de jaca, confira as principais receitas abaixo:

A FAMOSA COXINHA DE JACA

receita-coxinha-de-jaca-vegnice-uol-faz-materia-divulgando-varias-receitas-vegetarianas-com-jaca-vegetarianismo

Ingredientes do recheio:
1 jaca verde
Curry a gosto
1 colher(es) de sopa de óleo
1 pitada(s) de pimenta-do-reino branca
Sal a gosto

Ingredientes da massa:
3 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
2 xícara(s) de chá de água
1 xícara(s) de chá de leite vegetal (dê preferência ao leite de arroz)
3/4 xícara(s) de chá de óleo de girassol
2 colher(es) de sopa de cúrcuma
1 colher(es) de sopa de sal

Montagem:
Água, o suficiente para empanar
Farinha de rosca, o suficiente para empanar
Óleo, para fritar

Modo de preparo do recheio:
Corte a jaca em pedaços pequenos, com as mãos e a faca umedecidas. Lave-os para tirar um pouco da gosma da jaca.

Coloque ospedaços em uma panela de pressão, cobrindo com água. Deixe cozinhar e, quando a panela pegar pressão, deixe mais 15 minutos e desligue.

Escorra toda a água e espere esfriar para começar a desfiar. Não encha muito sua panela com as jacas, o certo da panela de pressão é colocar os alimentos até a metade. Se a jaca ficou muito mole, na próxima vez reduza um pouco o tempo de cozimento.

Uma vez que toda a jaca estiver cozida, descarte o miolo e a casca e as sementes. Desfie um a um os pedaços.

Em uma panela, aqueça o óleo e os temperos a gosto e refogue a “carne” de jaca. Misture bem e deixe cozinhar mais um ou dois minutos.Espere esse recheio esfriar para rechear a massa das coxinhas.

Modo de preparo da massa:
Coloque em uma panela a água, o leite vegetal, o óleo, o açafrão em pó, o sal e deixe ferver.

À parte, em um recipiente, coloque a farinha. Quando a parte líquida estiver fervendo, despeje-a sobre a farinha. Mexa bem até obter uma massa homogênea que desgrude do fundo do recipiente.

Deixe esfriar antes de moldar as coxinhas.

Montagem:
Modele as coxinhas com o recheio dentro. Empane passando as coxinhas rapidamente em um recipiente com água e, em seguida, passe-as em um recipiente com farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e sirva.

 

ESCONDIDINHO DE CARNE DE JACA COM ABÓBORA

escondidinho-de-jaca-abobora-uol-faz-materia-divulgando-varias-receitas-vegetarianas-com-jaca-veganismoIngredientes do recheio:
1 jaca verde pequena (rende aproximadamente duas xícaras de carne de jaca desfiada)
3 dente(s) de alho picados
1/2 cebola picada
2 tomates picados
1 maço(s) de salsinha picado
1 colher(es) de chá de folhas de manjericão picadas
suco de um limão-cravo
1 xícara(s) de chá de caldo de legumes
sal e pimenta a gosto

Ingredientes do purê de abóbora:
1 abóbora japonesa pequena
2 dente(s) de alho
1/2 xícara(s) de chá de azeite extravirgem
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Lave bem a jaca. Corte em pedaços pequenos e lave novamente muito bem para que saia o leite. Coloque em um panela de pressão e cubra com água. Quando pegar pressão, cozinhe por 15 minutos e desligue.

Escorra a água e espere esfriar. Retire a casca, o miolo e as sementes da jaca e desfie. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Refogue o alho, a cebola e o tomate até murcharem. Acrescente a carne de jaca, a salsinha, o manjericão, o suco de limão e o caldo de legumes aquecido. Desligue o fogo e reserve.

Modo de preparo do purê de abóbora:
Corte a abóbora ao meio e retire as sementes. Coloque um dente de alho dentro de cada metade e envolva com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de meia hora.

Retire a abóbora do forno e raspe toda a polpa com uma colher. Tempere com sal e pimenta. Com um batedor, adicione o azeite e bata até obter um purê consistente.

Montagem:
Em forminhas, coloque a carne de jaca e cubra com o purê de abóbora. Polvilhe alguma castanha raspada (similar a queijo animal e mais saudável) e leve ao forno até gratinar.

 

PASTEL DE PALMITO DE JACA

pastel-de-palmito-de-jaca-receitas-sem-carne-vegetarianas-pastelzinho-vegano-proteína-vegetalIngredientes:
1 jaca verde pequena
azeite a gosto para refogar o recheio
2 dente(s) de alho
200 grama(s) de cebola
200 grama(s) de pimentão
200 grama(s) de tomate
coentro e sal a gosto
óleo, o suficiente para fritar
15 discos de massa pronta para pastel

Modo de preparo:
Corte a jaca em pedaços pequenos e cozinhe com a casca em uma panela cheia de água por duas horas. Uma vez cozida, retire a casca e o caroço. Pique a carne da jaca em tirinhas e reserve.

Refogue o alho, a cebola, o pimentão, o tomate e o coentro. Acrescente a jaca picada e refogue até secar o caldo. Recheie a massa de pastel pronta e frite.

 

PANNA COTTA DE JACA COM CALDA DE MORANGO

sobremesa-italiana-vegetariana-vegana-panna-cotta-jaca-morangos-drink-vegano-nataIngredientes da panna cotta:
3 xícara(s) de chá de gomos de jaca
1 xícara(s) de chá de creme de leite vegetal
3/4 xícara(s) de chá de leite condensado vegetal
1 colher(es) de sopa de gelatina vegetal
1/4 xícara(s) de chá de água

Ingredientes da calda de morangos:
2 bandejas de morango
3 colher(es) de sopa de açúcar
suco de meio limão

Modo de preparo da panna cotta:
Bata no liquidificador a jaca com o creme de leite vegetal e o leite condensado vegetal. À parte, em uma tigela, hidrate a gelatina vegetal com a água e, em seguida, adicione na mistura cremosa até incorporar. Distribua em taças ou copos e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.

Modo de preparo da calda de morangos:
Lave os morangos e corte-os ao meio. Em uma panela, coloque os morangos e o açúcar. Mexa até misturar todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando os morangos estiverem desmanchando (cerca de 15 minutos) e a calda estiver mais espessa, desligue e acrescente o suco de limão, mexendo até incorporar. Deixe esfriar e reserve para cobrir a panna cotta.

Deixe uma resposta