Escrito em por
Vale do Paraíba.

Cavalos não são veículos!

No dia 1 de setembro (terça-feira), acontecerá na Câmara Municipal de Taubaté, às 19 horas, uma audiência pública sobre a possível proibição de carroças no perímetro urbano da cidade.

A audiência convocada pelo vereador Jeferson Campos (PV) terá como objetivo, entre outros, avaliar o impacto da proibição na vida dos carroceiros.

audiencia-tratara-sobre-proibicao-de-carrocas-em-taubate-vereador-douglas-carbonne-jeferson-campos-ONG-CAMALEÃO
Provavelmente essa será uma das audiências que vão acontecer sobre o tema, porém, é fundamental a participação de pessoas simpatizantes da proibição das carroças para deixar claro aos vereadores presentes que a população taubateana não quer mais ver cavalos sendo chicoteados e forçados a trabalhos pesados na cidade.

Em 2013, a ONG CAMALEÃO, por intermédio de seus voluntários, já haviam proposto em reunião com o vereador Douglas Carbonne (PCdoB) uma solução que contemplasse a urgência de se proibir as carroças para evitar o uso e abuso dos cavalos e que também buscasse amparar os cidadãos taubateanos que atualmente utilizam desses animais para fazerem sua renda.

Trata-se da criação de um transporte guiado pela força de pedalo dos seus condutores (e não de terceiros) ou pela força de um motor elétrico e que permitiria carregar materiais da mesma forma, no entanto, sem o uso de animais.

O munícipe ainda poderia ter uma renda extra com o mesmo trabalho, pois além de ganhar com o transporte de carga, o veículo seria usado como publicidade ambulante por empresas regionais e a renda extra iria para o bolso do trabalhador (ex-carroceiro).

Em termos de engenharia, soluções semelhantes já existem, como o famoso “Cavalo de Lata“, que foi um dos exemplos citado pelo CAMALEÃO na época.

A própria FAPETI – Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação, uma das fundações da Unitau, desenvolveu um protótipo de veículo em lata, uma estrutura metálica, com carroceria, movida por força humana que também pode ser usada nesse caso, conforme informações da equipe do vereador Douglas Carbonne que se mobilizou, desde então, para esse projeto.

Em 2014, o projeto de lei baseado nesses anseios foi criado e proposto pelo vereador Douglas Carbonne e é esse o projeto que está em pauta no momento. Cabe agora a todos munícipes, protetores, ativistas pelos animais, veganos e veganas, participarem da audiência para pedirmos, juntos, pela proibição efetiva das carroças.

O problema do uso de cavalos para transporte de carga, se dá no próprio uso do animal, que não é um veículo, mas sim, um indivíduo, um animal senciente, com interesses próprios que não é o de ser tratado como escravo, como propriedade humana. Cavalos utilizados em carroças, na maior parte dos casos, passam o dia todo sem se alimentar corretamente, com bridão em suas bocas machucando suas línguas, além do transtorno de chicotadas e do barulho do trânsito que o atormenta.

audiencia-tratara-sobre-proibicao-de-carrocas-em-taubate-fotos-ONG-CAMALEÃO

MANIFESTE-SE: Envie mensagens de apoio a proibição na página de Facebook do Vereador Jeferson Campos e Vereador Douglas Carbonne. Além de e-mails e telefonemas para os demais vereadores de Taubaté.

Sugestão de mensagem proposta pela ONG CAMALEÃO:

“V. Sª, encaminho esse e-mail para manifestar meu desejo a proibição de carroças na cidade de Taubaté (SP) para que possamos, enquanto sociedade civilizada, mudar a visão desses animais de ‘veículos’ para animais sujeitos de direitos, como todos os outros também o são. Conto com seu apoio na proibição das carroças!”

E-mails: vrjeferson@camarataubate.sp.gov.br, vrcarbonne@camarataubate.sp.gov.br, vereadoralexandre@gmail.com, vrsalvador@camarataubate.sp.gov.br, vrverasaba@camarataubate.sp.gov.br, professorapollyana@gmail.com, vrnunescoelho@camarataubate.sp.gov.br, noiltonramos@gmail.com, vereadorneneca@gmail.com, vrgraca@camarataubate.sp.gov.br, gabinetejoaovidal@gmail.com, joffreneto@camarataubate.sp.gov.br, vrpeixoto@camarataubate.sp.gov.br, vrgorete@camarataubate.sp.gov.br, vrpaulomiranda@camarataubate.sp.gov.br, vrluiz@camarataubate.sp.gov.br, vrbilili@camarataubate.sp.gov.br, vrdiegofonseca@gmail.com,. (Clique nos links para ter acesso aos telefones de Gabinete)

Nota do Portal: É chegada a hora da proibição, após anos de luta, registros, denuncias contra a exploração dos cavalos na cidade, e após muito sofrimento passado por eles, passou da hora de termos uma proibição definitiva de carroças em Taubaté (SP).

Deixe uma resposta