Escrito em por
Ações-do-Portal, Vale do Paraíba.

Outdoor questiona o Especismo e pede respeito para todas as espécies (Veganismo)

Nesta segunda-feira (3), alguns dias depois do Dia Mundial Vegano, o primeiro outdoor sobre Direitos Animais do Vale do Paraíba foi colocado na rotatória da Av. Charles Schnneider, próximo ao Shopping Taubaté e a Faculdade Anhanguera, em Taubaté (SP).

O local foi escolhido por ser uma região de alto fluxo de carros e por ser um local de trânsito, com frequentes paradas, possibilitando que os motoristas e caronas visualizassem o conteúdo do outdoor do Camaleão por mais tempo. A região onde o outdoor vegano está instalado é um local privilegiado por estar em uma das principais avenidas da cidade, ao lado de supermercados, escolas, faculdades e também em um ponto muito próximo ao principal shopping de Taubaté.

camaleao-coloca-o-primeiro-outdoor-sobre-direitos-animais-no-vale-do-paraíba-taubaté-veganismo-outdoor-vegano-outdoor-vegetariano

O outdoor está colocado estrategicamente na direção de duas placas de trânsito (pare) o que faz com que os motoristas e passageiros “deem de cara” com a mensagem animalista vegana toda vez que quiserem se dirigir ao Shopping.

► Saiba mais sobre essa campanha de outdoor, faça sua doação!

A mensagem
Pensando em um formato de comunicação acessível, de fácil entendimento e compreensão sobre Direitos Animais, decidimos optar pelo mote “Todo animal deve ser respeitado” buscando reforçar nas pessoas o ‘sentimento’ de que todos os animais devem ser levados em consideração e ter seus direitos (a vida, a liberdade, a integridade física e psicológica) respeitados e que uma vez que compreendemos esse fato, o único caminho coerente em respeito aos animais é: tornar-se Vegan!

Apesar do mote principal que será usado nas campanhas, nesse outdoor adicionamos a frase em destaque “Você realmente se importa com os animais?”, que visa diante da imagem de um animal-valorizado (esquerda) e um animal não-respeitado (direita) fazer uma pergunta objetiva (reflexiva) para as pessoas: vocês realmente se preocupam com todos os animais?

Camaleão-pretende-divulgar-direitos-animais-em-outdoor-todo-animal-merece-ser-respeitado-seja-vegan-veganismo-direitos-animais

A pergunta mexe instantaneamente com quem lê, quando se deparam diante de uma pergunta como essa. Onde a conclusão se torna óbvia, uma vez que, infelizmente, a maioria das pessoas não respeitam o outro animal à direita.

Para as pessoas interessadas na mensagem, o outdoor ainda leva o link do site Seja Vegan, que fornece informações sobre Veganismo & Direitos Animais e ainda dá a possibilidade das pessoas que querem ser veganas de serem orientadas por voluntários do Camaleão e receberem todo tipo de apoio (conceitual, nutricional, filosófico) e ajuda na transição ao Veganismo.

Todo Animal Deve Ser Respeitado!
Respeitar os Direitos Animais é não contribuir com o uso e a exploração deles, essa é a proposta do Veganismo, que busca evitar ao máximo a exploração animal, contribuindo com o mínimo possível, que é não financiar produtos ou serviços que usem animais.

Um vegan (pronuncia-se vígan) possui uma alimentação vegetariana (100% baseada em vegetais), portanto, sem a inclusão de carne, frango, peixe, ovos, leite e derivados animais, independente do tratamento dado ao animal no processo de “fabricação”.

Veganos(as) também não frequentam “entretenimentos” que explorem animais: circo, touradas, vaquejadas, rodeios, zoológicos, aquários, entre outros.

Observando
Durante o decorrer dessa semana, fizemos uma série de registros em vários horários do dia sobre toda movimentação próxima ao outdoor, o local não é muito transitado por pedestres, o fluxo maior e mais intenso é de carros, motos, ônibus municipais, empresariais e escolares. Por diversas vezes flagramos ônibus lotados parando e passando frente ao nosso outdoor, os transeuntes que passavam sempre olhavam curiosos para a mensagem exposta, mais empolgante ainda era quando passava Kombis escolares carregadas de crianças e jovens.

Av. Charles Schnneider é uma avenida que liga pontos importantes da cidade, o volume de onibus transitando é lato. | O outdoor foi colocado nessa data pensando no Dia Mundial Vegano e para coincidir com o outdoor vegano do Atma Veg ao lado.

Av. Charles Schnneider é uma avenida que liga pontos importantes da cidade, o volume de onibus transitando é alto. | O outdoor foi colocado nessa data pensando no Dia Mundial Vegano e para coincidir com o outdoor vegano do Atma Veg ao lado.

Registramos alguns pedestres observando o outdoor e até mesmo o caminhão de uma empresa de laticínios local:
camaleao-coloca-o-primeiro-outdoor-sobre-direitos-animais-vale-do-paraíba-taubaté-veganismo-outdoor-vegano-outdoor-vegetarianismo

camaleao-coloca-outdoor-sobre-direitos-animais-veganismo-no-vale-do-paraíba-taubaté-especismo-taubaté-vale-paraíba

Obrigado as pessoas que colaboraram de alguma maneira para concretização dessa ação. Essa primeira conquista também é fruto da ajuda de vocês.

 

Clique para acessar o evento da campanha ou o álbum da campanha no Facebook!

Saiba mais sobre o Projeto Outdoor Camaleão: Todo animal deve ser respeitado!

* Se você é uma pessoa física (doe no botão acima). Se você é uma pessoa jurídica e quer contribuir com seu nome público ou anônimo, avise-nos, por favor. Existe uma opção especial para empresas veganas que queiram ajudar!

Para saber mais informações sobre Veganismo & Direitos Animais, acesse: www.SejaVegan.com.br

Fundador do Portal Veganismo e do Grupo CAMALEÃO.
Comunicólogo, autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais. Ativista abolicionista pelos Direitos Animais, membro da Sociedade Vegana.

Facebook   

Deixe uma resposta