Escrito em por
Ações-do-Portal, Vale do Paraíba.

O Véu Invisível: um olhar feminista sobre a sina animal

O Feminismo é uma tradição intelectual pautada em conceder visibilidade e reflexão a discursos marginalizados pela sociedade patriarcal e destacou-se historicamente por desmistificar o preconceito e trazer à tona uma série de assimetrias presentes na sociedade, dando voz e empoderamento ao discurso emancipatório de mulheres no mundo inteiro.

Contudo, o poder transformador do discurso feminista não se resume unicamente a reflexões sobre o feminino. Mais do que isso, ele é um espaço intelectual que desconstrói a discriminação e questiona relações de poder internalizadas e institucionalizadas.

Partindo desta lógica, pensadoras feministas veganas, principalmente americanas, têm explorado no campo do “Animal Studies” um olhar feminista sobre as relações de exploração e execução de animais não-humanos, tão absolutas e naturalizadas na realidade do capitalismo industrial.

veu invisível

A palestra referida explorará as relações entre machismo e especismo sob a ótica feminista e seus reflexos na violência simbólica, moral e física praticada contra mulheres e animais em diversas partes do mundo. A intenção da mesma é despertar o interesse acadêmico para esta abordagem e aproximar dois movimentos sociais – o veganismo e o feminismo – que, apesar de ignorarem frequentemente o fato, trazem consigo motivações muito coerentes e semelhantes.

Serviço:
Palestra: O Véu Invisível: um olhar feminista sobre a sina animal
Data: 02/11 – Sábado (agora)
Horário: 14 horas
Local: Centro Dandara (Espaço Feminista) – São José dos Campos (SP)
Rua Romeu Carnevalli, Nº 86 – Jardim Bela Vista
Link do evento no Facebook ← clique!

Como participar? São 20 vagas para a participação na palestra.
As pessoas interessadas devem confirmar sua participação por e-mail.

————————————————————————————–

Atualização (24/11/13):

Deixe uma resposta