Escrito em por
Ações, Veganismo.

Mãe é mãe – independente da espécie!

A ONG VEDDAS realizou uma série de atividades na divulgação do Veganismo ao longo do domingo do Dia das Mães na cidade de São Paulo (SP), na movimentada Avenida Paulista, em frente ao Shopping Center 3.

Com a chamada “Dia das Mães Pra Quem?“, o questionamento inicial foi levantado para o público por cerca de vinte voluntários da ONG que estavam reunidos no calçadão em uma ação performática que durou mais de duas horas.

ong-veddas-faz-performance-para-lembrar-das-maes-que-foram-esquecidas-bandeja-humana-carne

O ato consistiu em exibição multimídia de vídeos mostrando os bastidores da exploração animal, a Performance “A vaca” do Teatro VEDDAS, a ação da Bandeja de carne humana e com uma gaiola na cabeça (representando a alienação do especismo) voluntários fingiam beber leite e exibiam mensagens em cartazes ao público que passava.

Em torno do ato, voluntários ficavam à disposição do público para responder questionamentos, tirar dúvidas e dialogar sobre o significado dos Direitos Animais, por que devemos respeitá-lo e por que isso significa adotar o modo de vida vegano.

ong-veddas-faz-performance-para-lembrar-das-maes-que-foram-esquecidas-dia-das-mães

Conversamos com a coordenadora do Teatro VEDDAS, a feminista vegana Chris Cordovil, sobre essa atividade realizada propositadamente no domingo do Dia Das Mães pela ONG VEDDAS. Em relação a reação do público diante da intervenção artística e o objetivo da mensagem ela poeticamente disse:
“O público presente assistia atento, curioso e emocionado, as cenas que se entrelaçavam, entre mangueiras, palavras escritas, cartazes, vídeos de escravidão animal, a personagem A Vaca, gaiola, Galactolatria, banners no chão, bandeja de carne humana, código de barra, pé descalço, panfletos, dialogo, teatro, vozes dissonantes de ativistas em defesa dos direitos animais e até a presença marcante do mini-vegano no megafone… uma ação que não se comemorou o dia das mães, mas, em luto se questionou, lamentou e provocou reflexão, dando ao público a oportunidade de ter contato, refletir e mudar diante da mensagem vegana animalista.”

Questionamos com ela também sobre a relação direta do Feminismo com o Veganismo e o quanto é inspirador e libertador ver homens e principalmente mulheres livres lutando pelos Direitos Animais, contra o preconceito que os animais sofrem (Especismo) e também denunciando Machismo em prol da Libertação Animal (Humana e não-Humana).
“Para mim há uma falta de consciência e de reconhecimento da nossa igualdade com outras espécies, das outras fêmeas que são torturadas e assassinadas pelo outro preconceito chamado especismo -, quem critica uma ação como A Vaca, por exemplo, ou a participação da mulher na bandeja, não reconhece em si seu próprio preconceito, sendo assim, um retrocesso na expressão livre conquistada arduamente pela mulher e que vem ainda conquistando. A luta pelo entendimento ético de liberdade onde todos os seres sencientes estão incluídos precisa de nossa voz atuante. Mulheres que se dizem feministas, e que criticam mulheres em sua atuação criativa de luta acabam contribuindo com o preconceito que dizem equivocadamente abolir – o machismo.”

Alguma mensagem para o público geral?
“Desejo que as pessoas levem em consideração os interesses dos animais, entendam que eles tem direito a vida, a liberdade e procurem conhecer e praticar o Veganismo! Isso é algo extremamente urgente, os animais dependem de nossa atitude e senso de justiça.”

ong-veddas-faz-performance-para-lembrar-das-maes-que-foram-esquecidas-sonia-felipe-mensagem-abolicionista-dia-das-mães ong-veddas-faz-performance-para-lembrar-das-maes-que-foram-esquecidas-dia-das-maes ONG-VEDDAS-Vegetarianismo-Etico-Direitos-Animais-Sociedade-Doe-Colabore

O VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade – trabalha para promover a defesa dos Direitos Animais e difundir os argumentos em favor de uma alimentação e modo de vida livres da exploração de seres sencientes.

Um modo de vida que contemple essa atitude de respeito a outros seres afeta diretamente a sociedade humana, uma vez que o respeito pelos Direitos Animais não-humanos está intimamente relacionado ao respeito pelos Direitos dos animais humanos.

► Colabore para a expansão dessa e de outras ações, acessando: www.veddas.org.br/colabore.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta