Escrito em por
Entrevistas, Veganismo.

Página no Facebook aborda situações comuns aos veganos de forma divertida e bem humorada

Quem é vegano sabe que esta postura de consumidor politizado em favor dos animais ainda causa estranhamento e incomoda muita gente. A reação pode chegar por meio de piadas clichês, que os veganos estão acostumando a ouvir – é o tal “bullying carnista”, brinca Renan Hamann.

Em sua página no Facebook, “Testemunhas de Jeovegan”, reações comuns ao veganismo expressadas por afirmações e perguntas que já decoramos, como “você tá doente porque não come carne” ou “mas você acha que alfaces não sentem dor?”, entre outras situações, são abordadas e respondidas de forma bem-humorada.

veganos-testemunhas-de-jeovegan-religião-veganismo

Se você é vegano logo se identifica com as imagens e frases curtas, mas criativas e diretas. Fica difícil não cair na gargalhada. Se não é o seu caso, talvez o faça pensar sobre sua reação à postura vegana: é possível que a inspiração para as postagens da página “Testemunhas de Jeovegan” já tenha alguma vez saído da sua boca quando esteve diante de alguém que boicota a exploração animal.

Mas é bem possível também que você simplesmente não entenda algumas piadas, enquanto seu amigo vegano morre de rir.

veganismo-testemunhas-jeovegan-humor-vegano-facebook

A internet e as redes sociais são um campo importante na luta pelos direitos animais. O ciberativismo, ou seja, a divulgação de causas, reivindicações e organização de mobilizações pela internet vem crescendo notavelmente, com destaque para os usuários do Facebook, a rede social mais utilizada no Brasil de acordo com pesquisa da Agência CNT de Notícias, publicada este ano.

Há diversas linhas de abordagem dos direitos animais nas páginas ciberativistas. “Testemunhas de Jeovegan”  aborda o veganismo com o diferencial e a leveza do humor.

O próprio nome veio de uma piada feita por um colega de trabalho do administrador da página, que o acusou de estar falando muito em direitos animais, como alguém que prega uma religião. Assim como o nome, a inspiração para muitas postagens surgem a partir de situações vivenciadas por Renan, que é vegano e afirma que são os veganos seu principal público.

“Testemunhas de Jeovegan” foi criada em maio deste ano, chegou aos mil likes antes de completar um mês de existência e hoje tem mais de 3.400 seguidores.

Seus posts são sempre muito comentados, curtidos e compartilhados, evidenciando resposta positiva do público à página.

“Acho que o principal motivo desse relativo sucesso é o fato de que eu relato situações bem comuns a todos os ‘vegs’. Todos já passaram por situações parecidas e falar disso de um modo bem humorado acaba sendo mais fácil do que só reclamar”, diz Renan.

• Veja mais algumas das sátiras criadas pela página Testemunhas de Jeovegan:

humor-vegano-piadinhas-vegetarianas-veganismo-ironia-jeovegan jeovegan-piada-vegetariana-humor-vegano-vegetarianismopiadas-vegetarianas-humor-vegano-jeovegan-facebook-memes vegan-jeovegan-piadas-vegetarianas-humor-veganohumor-vegano-jeovegan-facebook-piada-vegana

jeovegan-veganismo-testemunhas-piada-vegetariana

piadas-vegetarianas-humor-jeovegan-vegano-ironia-vegana

Ciclista, editora do site de notícias “InforMarUbatuba.com” e jornalista do Portal Veganismo.

Deixe uma resposta