Escrito em por
Receitas.

Primeiramente, o que é o glúten?

Ele é a união de dois grupos de proteínas, gluten-o-que-e-e-como-fazeras gliadinas e as gluteninas, sendo a primeira responsável pela extensibilidade da massa, enquanto a outra a elasticidade, através da união desses grupos é formado um complexo protéico ligado pelo hidrogênio, isso é o glúten. HÃN?

Simples, glúten é uma composição protéica, elástica, fibrosa, pegajosa e formado quando a farinha é misturada com água e pressionada.

Ao contrário do que o senso comum pensa, o glúten não é encontrado apenas no trigo, ele pode ser oriundo da cevada, aveia, centeio, porém, é mais utilizado o glúten oriundo do trigo, devido aos teores e qualidades presentes no cereal.

E como preparar o bife vegetal de Glúten (Seitan)?

gluten-como-preparar-carne-vegetal-trigo

Ingredientes:

500g de farinha de glúten.
Água.
250 ml de molho de soja.
Tempero a gosto.

Modo de preparo:
Em uma tigela com espaço suficiente para que você possa mexer a massa com tranquilidade coloque uma pouco de água e vá misturando a farinha aos poucos com as pontas dos dedos agitando bem a água e a farinha até ela mudar para uma coloração mais escura.

Hidrate toda a farinha adicionando mais água se necessário.
Amasse um pouco a massa até que ela fique totalmente homogênea.
Cubra a massa com água e deixe-a descansar por, no mínimo, duas horas.

Depois retire toda a água da massa e deixe-a escorrer por alguns minutos.

Refogue numa panela grande os temperos que mais gostar como alho, cebola, cebolinha, gengibre, etc. Acrescente 2,5 L de água e 250 ml de molho de soja e deixe em fogo alto até que comece a ferver.

Corte a massa de glúten em formatos de bife cortando tiras finas da massa e abrindo-as com as pontas dos dedos com cuidado para que a massa não rasgue.

Assim que o molho de soja, já está temperado, pegar fervura vá colocando os bifes de glúten por 40 min.

Resultado:
Você pode usar esses bifes de glúten para fazer diversas receitas. O glúten fica delicioso quando colocado num espetinho com outros legumes ou acebolado com arroz integral e um pouco de azeite!

😉

Priscila Ferreira

Deixe uma resposta