Escrito em por
Receitas, Saúde.

Pão integral: nutritivo e ainda previne a Diabetes Tipo 2

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, acredita-se que surgiu há cerca de 12 mil anos juntamente com o cultivo do trigo na Mesopotâmia, os primeiros pães eram duros, secos e muito amargos, para ser ingerido era molhado várias vezes em água fervente e assado sobre pedras.

gluten-como-preparar-carne-vegetal-trigo

Por que Integral?
O alimento integral é um alimento que não passou por um processo de refinamento, ou seja, alimentos integrais preservam uma maior quantidade de nutrientes, no caso da farinha de trigo, as fibras, o farelo e o gérmen do trigo é mantido, e pode se encontrar nutrientes como algumas vitaminas do complexo B, minerais como o magnésio, zinco, manganês, cálcio, potássio e o fósforo.

Quando ingerimos o pão branco, o açúcar no sangue aumenta muito e isso acaba gerando muita produção de insulina no sangue, consequentemente gerando aquela gordurinha na região abdominal e mais fome. Com o pão integral diminuímos o índice glicêmico, portanto, não temos fome logo após comer carboidrato.

Quais os benefícios diretos para a saúde?
Além da maior ingestão de fibras, vitaminas e minerais, para as pessoas que são diabéticas a troca da versão refinada industrial para a versão integral proporcionam inúmeras vantagens, o alto teor de fibras estimula a atividade intestinal, dá a sensação de saciedade (ajudando as pessoas que estão em dieta), colabora no controle do colesterol e também fornece carboidratos complexos, garantindo a energia por muito mais tempo.

Ingerindo cereais integrais frequentemente diminuímos o risco da Diabetes 2. O gérmen do trigo contém também um alto teor de óleo e elevada quantidade de vitamina E, sendo essa vitamina um poderoso antioxidante. A vitamina E, quando presente em quantidades suficientes, reduz facilmente os danos causados pelos derivados tóxicos, é ainda um ótimo protetor das gorduras boas, muito importante na proteção do sistema imunológico e na prevenção e controle dos níveis de glicemia.


Diferente do pão feito com a farinha de trigo branca, o pão integral dará a você motivos de sobra para torná-lo um alimento diário, pois mesmo que alguns alimentos integrais sejam mais caros, o benefício gerado na saúde e a economia na farmácia no fim do mês o torna uma opção mais inteligente.

paozinho-integral-de-liquidificador-facil-e-saudavel

Ingredientes:
2 copos de farinha (de trigo) integral
10 gramas de fermento biológico
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de café de sal
1 copo de água morna
1/4 de copo de azeite de oliva

Modo de preparo:
Sempre ingredientes líquidos em primeiro
Depois adicione também no liquidificador apenas a metade da farinha, o fermento, o açúcar e o sal.
Após bater bem todos os ingredientes acrescente o restante da farinha e bata novamente
Talvez precise o auxílio de uma colher para misturar a massa, pois ela ficará grudenta e um pouco difícil bater no liquidificador.
Se muito necessário coloque apenas um pouco mais de água ou óleo para bater
A massa estará boa quando estiver mole e grudenta.
Unte uma forma e deixe a massa descansar em um local quente e coberta por um pano por 20 minutos.
Asse por 30 minutos e está pronto!

Dica: Servir com patês veganos, por exemplo, o patê de Homus de couve-flor.

Brasileira com descendência nipônica, atualmente moro no Japão, vegetariana desde 2005, adoro viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes, sou aspirante a mochileira e a fotografia, vegana há pouco mais de 2 anos, ativista pelos direitos animais e colaboradora do Portal no Japão.

Saiba mais: http://bit.ly/DaniYjichi

Deixe uma resposta