Escrito em por
Vale do Paraíba.

Dê preferência para alimentos orgânicos

Desde 2011, o município de Ubatuba tem uma feira exclusiva para comercialização de alimentos livres de agrotóxicos. A Feira Livre Espaço Saudável é realizada às quartas-feiras, das 9h às 12h, na praça Nóbrega, no centro da cidade. Atualmente, participam quatro produtores. Ainda pequena, a feirinha oferece algumas hortaliças, raízes e frutas da época. Tudo bonito, fresquinho e sem veneno.

Foto: Renata Takahashi

Foto: Renata Takahashi

“Na feira livre realizada aos sábados de manhã na praça BIP também há produtores orgânicos, mas para vender no ‘Espaço Saudável’ é necessário que o agricultor seja certificado como orgânico”, informa Otoniel Junior, funcionário da Secretaria de Agricultura de Ubatuba.

Ele conta que a secretaria está organizando junto ao Ministério da Agricultura a certificação de mais produtores no município. Assim, devem surgir novos pontos de comercialização de orgânicos.

Em 2013, com o início das atividades da Rede Agroecológica Caiçara, os consumidores de Ubatuba ganharam mais uma opção para encontrar alimentos livres de agrotóxicos. A cada semana é divulgada uma lista com os produtos disponíveis. (para se cadastrar e receber a lista de compras escreva para rede.ubatuba@gmail.com). Os interessados enviam seus pedidos por e-mail até 10h de segunda-feira. A Rede realiza as entregas às quartas-feiras, das 10h30 às 12h30, no Espaço João Alegre (rua Wilsom Abirachedi, 60, travessa da rua Cunhambebe, em frente ao CAPS).

Veneno na comida
Agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura, na criação de animais e até em domicílios para combater organismos tidos como indesejáveis. São muito perigosos para nossa saúde, para os animais e para o meio ambiente.

A intoxicação por agrotóxicos pode levar a óbito. O veneno entra no nosso corpo por meio de contato direto, no manuseio do produto, ou por contato indireto, pela ingestão de água e alimentos contaminados. As consequências podem ser, entre outras, infertilidade, abortos, malformações, desregulação hormonal, comprometimento do sistema imunológico e câncer. Apesar do alerta de diversos estudos que comprovam o perigo, o Brasil consome mais de 1 milhão de toneladas de agrotóxicos por ano, sendo o maior consumidor do mundo.

SERVIÇO:
Feira Livre Espaço Saudável
Produtos agroecológicos de Ubatuba
Toda quarta-feira, das 9h às 12h
Praça Nóbrega, centro

Rede Agroecológica Caiçara
Contato: rede.ubatuba@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/groups/redecaicara

Ciclista, editora do site de notícias “InforMarUbatuba.com” e jornalista do Portal Veganismo.

Deixe uma resposta