Escrito em por
Receitas.

Porque será que alimentos nutritivos e gostosos parecem ao primeiro instante, impossíveis de estarem harmoniosamente na mesma frase… Ops: na mesma refeição?!

E somado ao fator vegetarianismo então… pronto!
Já são motivos de sobra para pessoas torcerem a boca e franzirem a sobrancelha no melhor estilo de aversão, duvidando ser possível unir saúde e sabor em refeições livres de “ingredientes” animais.

Sabemos que a alimentação é mais do que fornecer ao nosso organismo nutrientes para suas funções vitais. Aliado a essa necessidade, temos aquele que pode ser considerado um dos cinco sentidos mais cortejado: o paladar, que nos oferece a capacidade de reconhecer o gosto de cada substância que experimentamos.

Explorar a matemática, a alquimia e a arte da culinária fica a cargo daqueles que veem na gastronomia uma fonte de criatividade para explorar as quatro principais qualidades “palatais”: azedo, doce, salgado e amargo. Proporcionando aos que preferem exercitar somente a parte mais fácil e gostosa, delicias gastronômicas que nos seduzem antes de qualquer coisa pelos outros sentidos: o visual convidativo e o aroma instigante, completando todo esse ritual alimentício que praticamos diariamente.

É válido lembrar que o paladar não é apenas um sentido útil às necessidades funcionais do nosso corpo, ele também regula uma das principais atividades promotoras do aprendizado social: Comer!

primeiro-post-espaguete-de-berinjela-com-pimentas-cambuci-e-tofu-michelle-peçanha-atma-veg-paladar-culinaria-contato-social-gastronomia-alquimia

A comida está no centro do contato social humano. Nossos encontros sociais invariavelmente começam ou terminam em torno de uma mesa, então que façamos desses momentos as melhores oportunidades para praticar e promover uma alimentação vegetariana e propagar os valores do veganismo em prol da defesa dos animais; comprovando também que ser vegano ou vegana, é fácil e prazeroso, e ainda traz bônus para saúde e ao meio ambiente!

A partir de agora, estarei aqui compartilhando dicas e receitas, para juntos experimentarmos essa missão tentadora de saciar a fome, explorando unicamente, uma infinidade de combinações entre temperos, frutas, legumes, verduras, cereais e massas.

Então vamos ao que interessa! rs

Comecemos com o ingredientes principal para uma boa receita:
Confiança!

Sim, exercite sua liberdade e una o que tem na sua despensa sem medo de errar.
Essa receita de Espaguete surgiu assim. Num domingo preguiçoso a fome veio e o que tinha no armário foi indo para panela.

culinaria-vegetariana-receitas-atma-veg-espaguete-de-berinjela-com-pimentas-cambuci-e-tofu-michelle-peçanha-atma-veg-paladar-culinaria-gastronomia-vegetariana

Anote aí !

😉

Ingredientes:
160gr de Espaguete de Sêmola
½ Berinjela pequena
2 Pimentas Cambuci
10 Azeitonas Pretas
100gr Tofu fresco
Mostarda em grão
Salsa
Curry
Shoyu
Azeite
Sal à gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe o espaguete e à parte aqueça o azeite com os grãos de mostarda em fogo baixo.
Quando a mostarda começar estalar, acrescente o Tofu em cubinhos com o Curry e mexa até dourar levemente.
Coloque a berinjela crua também em cubinhos, as azeitonas e pimentas picadas, regue com um pouco de azeite, shoyu e tempere com sal.
Mexa, deixe refogar por 5 minutinhos e pronto, coloque folhinhas de salsa e sirva com molho mostarda junto à massa.

* Para acompanhar, salada de agrião com beterraba e pepino vão muito bem.

Serve 2 pessoas famintas oferecendo elevados índices de nutrientes antioxidantes presentes na berinjela, na azeitona e mostarda, além de vitaminas A e do complexo B.
A proteína também fica garantida pelo tofu e beterraba.
Essa refeição também oferece excelentes fontes de vários minerais essenciais, tais como fósforo, magnésio, potássio, ferro entre outros.

Bom apetite!

Fundadora e administradora do ATMA VEG, o Primeiro Fast-Food Vegano do Brasil!

Uma eterna auto-apresentação, antes de qualquer coisa.
Possuidora somente das escolhas, seguidora das vibrações do coração, do direcionamento da consciência e curiosa pelos fundamentos enigmáticos da existência.

Amante da fotografia, tatuagem, poesia, meditação e filosofia.
Vegana, abolicionista pelos Direitos Animais e voluntária do CAMALEÃO.

Facebook  

Deixe uma resposta