Escrito em por
Receitas.

Prato asiático livre de ingredientes de origem animal, fácil e rápido de fazer!

Mabo Tofu, ou Ma-po Tofu, é uma prato originário da província de Szechuan, na China, e seu ingrediente principal não poderia deixar de ser: o tofu.

O tofu como muitos de vocês devem saber, é um queijo de soja muito rico em proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio. Ao contrário dos grãos da soja e a proteína vegetal texturizada (PVT) o tofu possui uma digestibilidade melhor e há mais um ponto muito positivo ao consumir o tofu, além de ser pouco calórico, ele ajuda no combate ao câncer de mama, pois é rico em fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja.

mabo-tofu-um-prato-chines-100-vegetariano-vegetarianismo-culinaria-chinesa-oriental-receitas-vegetarianas-mala-tofu

Mabo Tofu com cogumelo shiitake. Foto por: Appetite For China.

Além dele há outros ingredientes que deixam esse delicioso prato com uma maior peculiaridade ‘asiática’, como o molho shoyu e o gengibre. Originalmente o prato é elaborado com pimentão picante à base de molho de feijão, e muitas vezes cozido acompanhado de carne animal, ou cebolas, ou castanhas, ou outras variedades legumes, ou com um fungo conhecido como “orelha de madeira”, uma espécie de fungo comestível Auriculariales encontrado em todo o mundo, que parece uma “orelha” e cresce em cima de madeiras (especialmente as mais velhas e caídas), outros fungos podem ser utilizados também, como o famoso e delicioso cogumelo shiitake.

Nossa receita, é claro, não vai utilizar nenhum-bichinho-assassinado, utilizaremos gengibre, pimentões e proteína vegetal texturizada de soja. A essência do prato é que ele seja sempre preparado com sabor bastante picante, com ingredientes como a pimenta, a pasta de feijão salgada, o óleo de pimenta, a pimenta de Sichuan, alho, shoyu, cebola verde e vinho de arroz.

Uma versão do prato sem carnes é conhecida também como MaLa Tofu (MaLa refere-se ao tempero entorpecente viciante que vem da pimenta de Sichuan).

Ingredientes:
1 pedaço de gengibre ralado
1 xícara de PVT moída
3 colheres de sopa de óleo vegetal
3 pimentões picados
1/2 cebola pequena picada
1 colher de chá de açúcar mascavo
3 colheres de shoyu
1 colher de vinagre
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de maizena dissolvida em meia xícara de água
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 tofu cortado em cubos pequenos
pimenta vermelha a gosto
cebolinha picada
sal a gosto

Modo de preparo:
Na frigideira coloque o óleo e refogue um pouco o gengibre.
Coloque a PVT moída e mexa bem, em fogo médio.

Adicione os pimentões picados, a cebola, o açúcar, o shoyu, o vinagre, o sal, a água e deixe cozinhar em torno de cinco minutos ou até os pimentões estarem bem cozidos.

Coloque o óleo de gergelim.
Acrescente a maizena dissolvida na água, deixe ferver uns 2 minutos para engrossar o caldo.

Coloque o tofu fatiado e mexa delicadamente.
Acrescente a pimenta vermelha e a cebolinha.

Agora é só saborear.

Ambientalista, adepta da alimentação sem carne, simpatizante dos direitos animais e agora blogueira!

Facebook Twitter 

Deixe uma resposta