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Homus Tahine: numa nova versão, tão nutritiva quanto

Homus (ou Hummus, em árabe) é um prato com origem no Oriente Médio, que em tradução livre significa “grão de bico”.
Esse tradicional prato árabe consiste basicamente em uma pasta de grão-de-bico com tahine (gergelim), muitas vezes, utilizado como acompanhante para pães ou pratos salgados, como o falafel.

O Homus é descrito como um prato demasiadamente antigo, chegando a ser relacionado à figuras históricas como Saladino, mandatário da reconstrução da maior mesquista de Jerusalém, a mesquita Al-Aqsa, primeiro sultão do Egito e Síria, rei do século XV, considerado herói muçulmano.

O nome completo do prato é “Homus Tahine”, grão de bico com tahine, mas nesta receita elaborada pelas meninas do Ser-Vegana, vamos apresentar experiências e sabores diferentes dos tradicionais Homus do Oriente Médio, substituindo o grão de bico pela couve-flor.

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A couve-flor é uma hortaliça muito importante para saúde, rica em minerais como o cálcio e o fósforo, também tem uma boa quantidade de vitamina C, é livre de gorduras e colesterol.

Já a pasta de gergelim (Tahine), é uma excelente fonte de proteínas, gorduras monoinsaturadas (gorduras do bem), com grande concentração de fibras auxiliando no bom funcionamento do intestino, cálcio, fósforo, ferro, vitamina E e é rico em vitaminas do complexo B.

Ela ainda ajuda a prevenir a prisão de ventre, câncer de cólon, tem efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, fortalece os tendões e os ossos, tonifica o fígado e os rins, evita queda de cabelo e melhora a elasticidade da pele.

Juntando o delicioso e o nutritivo, temos essa maravilhosa receita, que além de trazer novos sabores para suas refeições com baixíssimas calorias, irá lhe trazer nutrientes necessários para manter sua saúde em ótimas condições.

 

Ingredientes:
1 couve-flor
1/2 limão espremido
1/2 dente de alho pequeno

sal a gosto
1 colher de sopa rasa de tahine
4 colheres de azeite mais azeite para assar
água, se necessário (usamos aproximadamente 10 colheres de sopa)

Modo de preparo:
Corte a couve-flor e coloque-a numa assadeira.
Espalhe azeite e sal sobre ela e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar e coloque a couve-flor assada no liquidificador.
Acrescente os demais ingredientes e bata.
Acrescente água, se necessário, apenas para dar o ponto.
Coloque de colher em colher até a mistura estar cremosa e depois é só servir!

Dica:
Servir com pães integrais!

Ambientalista, adepta da alimentação sem carne, simpatizante dos direitos animais e agora blogueira!

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